A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), foi premiada, na manhã desta terça-feira (5), pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em Porto Alegre. A Secom foi a grande vencedora na categoria Gestão de Comunicação Pública, conquistando o troféu de 1º lugar no 3º Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa. A solenidade de premiação ocorreu no Salão Nobre da ARI, na Capital.

“Para nós, foi muito significativo receber a indicação ao 3º Prêmio da ARI, porque nós éramos a única Prefeitura, a única Secretaria de Comunicação, e também a única representando o interior do Estado. Ficamos muito felizes, porque é o trabalho de uma equipe, e que comprova, sim, que é possível fazer comunicação pública de qualidade pensando nas pessoas e em como se conectar com elas”, pontua o secretário de Comunicação de Santa Maria, Ramiro Guimarães.

O projeto Da polêmica ao sucesso: a comunicação como estratégia de construção da nova proposta da Calourada em Santa Maria foi o case premiado. A proposta tratou da comunicação criativa do megaevento de recepção aos calouros, a Calourada 2023, comunicada de forma leve, divertida e atrativa para o público jovem, reunindo “memes”, bom humor e muita informação, principalmente nas redes sociais da Prefeitura.

O desafio principal da campanha foi ajudar no convencimento de que a Gare da Viação Férrea seria o local ideal para receber a festa, que, antes, ocorria em todo o começo de semestre letivo das universidades de Santa Maria, principalmente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Praça Saturnino de Brito, no centro da cidade – que, por sua vez, não apresentava estrutura adequada para o evento e resultava em problemas de sossego público e de segurança. O resultado foi que a Calourada, em seu novo formato e local, com shows musicais de artistas locais e nacionais, infraestrutura e segurança adequadas, recebeu cerca de 60 mil pessoas em quatro dias de festa no primeiro semestre deste ano e mais de 40 mil pelos mesmos quatro dias neste segundo semestre, na Calourada de Inverno.

“Vencer no Prêmio Gestão Pública comprova que aquilo que a gente acredita, a forma de fazer comunicação, atentando à responsabilidade que se tem como órgão institucional, mas pensando em novas linguagens, novas abordagens, novas formas de se conectar com o público e de realmente fazer a mensagem chegar até as pessoas e provocar a mudança necessária, isso se confirma e ganha força quando a gente recebe um prêmio desse tamanho, de uma instituição tão relevante quanto a ARI”, considera Ramiro.

Na categoria Gestão Pública, a Secom foi finalista concorrendo com projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) e da agência Critério – Resultado em Opinião Pública.

Fonte: PMSM

Foto: Divulgação

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