O Programa Emprega Santa Maria foi sancionado como Lei Municipal nesta quarta-feira (27), no Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) (saiba mais sobre abaixo). O programa tem como objetivo a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade econômica e social no mercado de trabalho e do empreendedorismo, com geração de renda e autonomia familiar e individual. Para isso, o Emprega Santa Maria, coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento social, vai ofertar capacitações e cursos profissionalizantes.
“O objetivo é dar oportunidade para as pessoas em vulnerabilidade que, muitas vezes só sobrevivem, sem grandes expectativas de melhorias. Mas não adianta elaborarmos políticas públicas que só deem condições dessas pessoas continuarem sobrevivendo. Precisamos pensar em iniciativas que deem chance para que essas pessoas consigam crescer, melhorar cada vez mais de vida. Ações que beneficiem no presente são importantes, e claro, mas precisamos também pensar a médio e longo prazo, e é isso que o Emprega Santa Maria busca”, destacou prefeito Jorge Pozzobom, na solenidade, acompanhado do vice Rodrigo Decimo.
O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, contou que o processo para começar o programa foi longo, bem como para transformar a iniciativa em legislação. Ele agradeceu a todos que trabalharam para possibilitar o Emprega Santa Maria.
“Este é um momento muito especial para a Prefeitura de Santa Maria e, por mais de um motivo. Primeiro por homologar a lei do Emprega Santa Maria, e também por estarmos aqui no Centro de Referência de Inclusão Produtiva, o CRIP, local onde vai funcionar o programa e também onde vão ocorrer outros cursos e capacitações. Agradeço a todos que se empenharam para tirarmos o Emprega do papel, para fazer a iniciativa virar realidade. São muitas pessoas, muitos parceiros. O objetivo deste programa é capacitar pessoas, é dar oportunidades reais para que mudem de vida”, salientou Chaves.
Os públicos-alvo do programa são pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e em situação de desemprego. O Emprega Santa Maria é responsável por mobilizar o setor produtivo do Município, para a inclusão dos participantes no mercado de trabalho, articulando feiras e oportunidades para este público. Os encaminhamentos serão feitos pelos serviços de rede socioassistencial, que deverão realizar e encaminhar o cadastro dos interessados ao Emprega Santa Maria, e também por demanda espontânea.
Para o mês de outubro, já estão previstos três cursos. São eles: operador de caixa, vendedor de farmácia e técnica de vendas. Estas capacitações serão ministradas por professores do Senac Santa Maria.
Os cursos e as oficinas serão desenvolvidos em parceria com instituições públicas ou
privadas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. As empresas que apoiarem o Emprega Santa Maria receberão o Selo “Empresa Parceira do Emprega” e terão suas logomarcas divulgadas na publicização da iniciativa, no site da Prefeitura e demais eventos que envolvam o Programa.
Empresas que queiram ser parceiras do programa devem contatar o CRIP, pelo pelo [email protected] ou pelo (55) 97400-6490. Mais informações sobre a iniciativa no site oficial do Emprega Santa Maria.
CENTRO DE REFERÊNCIA
O Centro de Referência de Inclusão Produtiva (CRIP) fica na Rua General Neto, 504, onde antes funcionava a Secretaria de Desenvolvimento Social – a sede agora é na Rua Tuiuti, 1.586, Centro. O local foi reformado para receber cursos e capacitações dos programas desenvolvidos pela pasta municipal.
O CRIP tem uma área de recepção com sala de espera, sala de aula com projeto e quadro branco, sala de informática, sala da coordenação e uma sala de reuniões. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Mais informações pelo [email protected] ou pelo (55) 97400-6490.
No mesmo endereço funciona o Posto Central do Cadastro Único, para atendimentos referentes ao CadÚnico. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1520.
Fonte: PMSM