A Prefeitura de Santa Maria deu início, na quarta-feira (18), à comercialização dos lotes para 223 bancas que ficarão instaladas na Avenida Medianeira durante a 80ª Romaria Estadual da Medianeira. Interessados na aquisição dos espaços devem procurar a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), junto à Superintendência de Fiscalização, no prédio Office Tower (Rua André Marques, 820, 10º andar), das 8h30min às 13h. Para atendimento, é necessário fazer agendamento prévio pelo site institucional.
Para agendar, basta acessar o site da Prefeitura, selecionar a categoria “Superintendência de Fiscalização”, “Manual para agendamento”, e o serviço “Coordenadoria de Fiscalização de Atividades Econômicas. Na sequência, é necessário escolher a data e o horário a partir de 18 de outubro. Para esclarecimento de dúvidas, contatar a Superintendência de Fiscalização pelo telefone (55) 3922-1232.
Conforme a Seld, neste ano, serão disponibilizadas 223 bancas para a 80ª edição da Romaria da Medianeira. Os lotes serão demarcados na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas, nos dois sentidos (veja mapa em anexo). Haverá lotes destinados ao Distrito Criativo e lotes destinados aos indígenas. Cada banca terá dois metros de largura. O investimento é de R$ 326. Esse valor prevê a ocupação do solo, bem como a autorização para a comercialização de produtos.
Os espaços não adquiridos previamente estarão sendo comercializados na Avenida Medianeira, no posto da Fiscalização, em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 17h do dia 10 de novembro (sexta-feira), primeiro dia da programação da Romaria.
Ambulantes também poderão comercializar produtos durante a Romaria. Não há um número pré-definido desses profissionais, que não precisam pagar taxas, mas devem estar sempre circulando pelo local.
Tanto no caso de ambulantes quanto no de comerciantes que alugarem um espaço físico, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. Todos os vendedores são responsáveis por recolher resíduos dos produtos vendidos.
A instalação das bancas estará permitida a partir das 7h do dia 12 de novembro (domingo), terceiro e último dia da programação da Romaria. Uma equipe da Prefeitura de Santa Maria estará no local fazendo a orientação. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo.
“Ao término da Romaria, todo o material utilizado pelos comerciantes deve ser recolhido ao final das atividades, evitando deixar na avenida, principalmente, materiais que possam causar ferimentos às equipes da limpeza”, informa o Superintendente de Fiscalização da Prefeitura, Valdori Rocha.
A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, é apoiadora da 80ª Romaria da Medianeira, que, neste ano, ocorrerá em três dias, de 10 a 12 de novembro, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, com a tradicional procissão apenas no domingo, dia 12. O lançamento da Romaria ocorreu em agosto. A programação completa está disponível no documento em anexo.
Fonte: PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM