Há cerca de uma semana, a Prefeitura instalou novos postes de iluminação nos setores 2 e 4 do Parque Itaimbé como parte de uma obra de revitalização do local. Contudo, na madrugada desta sexta-feira (20), quatro postes foram derrubados, sendo um deles levado do setor 4, entre as ruas Tuiuti e Pinheiro Machado. A Administração Municipal, por meio da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, trabalha para encontrar os responsáveis pelo ato de depredação dos bens públicos.

“Isso é um absurdo! É prejuízo ao erário. Nós não tínhamos instalado os fios ainda, porque imaginamos que poderiam ser furtados, o que também é um absurdo. Além disso, a Guarda Municipal faz rondas no local, mas ainda assim não foi suficiente. Os postes foram instalados para melhorar a iluminação do parque e aumentar a segurança. A gestão trabalha para melhorar a cidade e para cuidar dos bens públicos, mas precisamos do apoio da população também. A cidade é de todos”, destaca o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Na manhã desta sexta-feira, a Guarda Municipal foi até o local para verificar os danos e registrar ocorrência policial. Feitos os registros, os postes que estavam no chão foram recolhidos pela empresa Eletrotec, responsável pelo serviço de revitalização da iluminação do Parque Itaimbé. O poste que foi levado está orçado em R$ 2,6 mil. Dois postes novos já foram reinstalados, e a empresa deve trabalhar na colocação de outros dois ainda nesta sexta-feira.

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, lamenta o ocorrido. A pasta municipal é a responsável por acompanhar a obra.

“É um fato lamentável diante do investimento de tempo e recurso que empenhamos nessa obra tão esperada, justamente para trazer mais segurança ao parque. Mas não vamos desistir por isso e seguiremos trabalhando para qualificar o nosso Itaimbé”, desabafa o titular da secretaria.

Equipes da Prefeitura fazem uma varredura nas imagens das câmeras próximas ao local em busca dos possíveis autores da depredação. O Código Penal prevê que quem cometer o crime de vandalismo contra o patrimônio público poderá ser punido com detenção, de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência empregada.

Quatro equipamentos foram derrubados e um, orçado em R$ 2,6 mil, foi levado do local. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

 

Fonte: PMSM

Postagens Recentes