A tradicional Romaria Estadual da Medianeira chega à 80ª edição durante os dias 10, 11 e 12 de novembro, em Santa Maria. Faltando duas semanas para o evento, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, convidou pessoalmente o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (26), para a Romaria deste ano. Em 2022, a procissão contou com a presença de 250 mil pessoas, segundo a Brigada Militar.

De acordo com Pozzobom, a entrega ao governador do Estado é uma forma de estender o convite a todo o Rio Grande do Sul:

“A Mãe Medianeira é considerada a padroeira do Rio Grande do Sul, por isso, ano após ano, recebemos pessoas de diversas cidades durante a Romaria. Nós ficamos muito alegres em acolher todas essas pessoas que vêm a Santa Maria, participam, cumprem promessa, agradecem, tudo com muito amor e fé”.

Para o vice-prefeito, além de chamar os cristãos de todo o Estado, o convite direto ao governador foi feito para que ele venha também a Santa Maria.

“Nosso convite teve ainda a intenção justamente de que o governador possa estar presente na Romaria deste ano. Santa Maria é uma cidade muito devota e sempre lotam as ruas com milhares de fiéis durante a procissão, e a presença do governador nos deixaria lisonjeados”, considera Decimo.

Também estiveram presentes na entrega no Palácio Piratini, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Givago Ribeiro; o procurador da Câmara de Vereadores, Lucas Saccol; o reitor do Santuário Basílica da Medianeira, Cristiano Quatrin; e as conselheiras do Santuário Liliane Mello Duarte e Débora Bichler Duval Braga.

VENDA DE LOTES

Conforme a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), serão disponibilizadas 223 bancas para a 80ª edição da Romaria da Medianeira. Os lotes serão demarcados na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas, nos dois sentidos. Haverá lotes destinados ao Distrito Criativo e lotes destinados aos indígenas. Cada banca terá dois metros de largura. O investimento é de R$ 326. Esse valor prevê a ocupação do solo, bem como a autorização para a comercialização de produtos.

Interessados na aquisição dos espaços devem procurar a Seld, junto à Superintendência de Fiscalização, no prédio Office Tower (Rua André Marques, 820, 10º andar), das 8h30min às 13h. Para atendimento, é necessário fazer agendamento prévio pelo site institucional.

Para agendar, basta acessar o site da Prefeitura, selecionar a categoria “Superintendência de Fiscalização”, “Manual para agendamento”, e o serviço “Coordenadoria de Fiscalização de Atividades Econômicas”. Na sequência, é necessário escolher a data e o horário a partir de 18 de outubro. Para esclarecimento de dúvidas, contatar a Superintendência de Fiscalização pelo telefone (55) 3922-1232.

A instalação das bancas estará permitida a partir das 7h do dia 12 de novembro (domingo), terceiro e último dia da programação da Romaria. Uma equipe da Prefeitura de Santa Maria estará no local fazendo a orientação. A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo.

Os espaços não adquiridos previamente serão comercializados na Avenida Medianeira, no posto da Fiscalização, em frente à Basílica da Medianeira, a partir das 17h do dia 10 de novembro, primeiro dia da programação da Romaria. Ambulantes também poderão comercializar produtos durante a Romaria. Não há um número pré-definido desses profissionais, que não precisam pagar taxas, mas devem estar sempre circulando pelo local. Tanto no caso de ambulantes quanto no de comerciantes que alugarem um espaço físico, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. Todos os vendedores são responsáveis por recolher resíduos dos produtos vendidos.

Fonte: PMSM

Foto: Marcelo Oliveira/PMSM

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