A Estação de Monitoramento de Raios do Bate-Papo Astronômico registrou 69 raios em Santa Maria até às 19h30 desta quinta-feira (02). A estação está localizada no Tecnoparque de Santa Maria, zona oeste da cidade, e as detecções ocorrem até 40 km de distância do sensor.

Segundo Fabricio Colvero, fundador do Bate-Papo Astronômico, “o sensor detecta as descargas por radiofrequência, e possui uma série de filtros e algoritmos que determinam se a descarga é atmosférica ou algum ruído artificial. Porém, existem alguns raios, como os positivos, que não possuem, digamos, essa assinatura típica, e podem nem sempre ser computados. Desta forma, estima-se que a estação contabiliza entre 70 e 80% do total de descarga”.

A detecção inclui tanto os raios intranuvens (dentro da nuvem) quanto os raios nuvem-solo (que atingem o solo).

Saiba mais

Além dos principais dados meteorológicos registrados pela estação, você também pode acompanhar se há incidência de raios na região através de pequenos ícones que simbolizam as descargas, presentes sobre o gráfico de chuva (precipitação).

“Acreditamos que esta é uma informação importante para que as pessoas, ao perceberem os alertas, evitem serviços de risco, como redes elétricas, trabalho no campo, etc, e busquem abrigo”, ressalta Fabricio Colvero.

Os dados podem ser acessados diretamente no site batepapoastronomico.com/estacao e são atualizados a cada 10 minutos.

Foto: Bate-Papo Astronômico/Divulgação

Postagens Recentes