A Prefeitura, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), articula uma operação conjunta dos órgãos de segurança para assegurar a tranquilidade dos fiéis durante o maior evento de turismo religioso da Região Central e um dos maiores do Estado. Em Santa Maria, a 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira ocorrerá de 10 a 12 de novembro, com ampla programação.

As instituições Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar, junto da Guarda Municipal de Santa Maria, Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e Superintendência de Fiscalização vão fazer a união de esforços para atuar, cada uma dentro da sua atribuição, na manutenção da segurança durante os três dias de evento. Informações sobre alterações no trânsito em virtude da 80ª Romaria Estadual da Medianeira serão divulgadas em breve.

Conforme o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes, o principal ponto que fundamenta o planejamento da segurança da Romaria é a segurança dos fiéis, e a pronta disposição de forças para atuação intensificada em casos de furtos e/ou desordem, que são tratados de forma isolada.

“O Ciosp tem sido uma importante ferramenta tecnológica que acompanha a Romaria há três anos. A presença de câmeras tem inibido ações criminosas, resultando em uma redução significativa das ocorrências policiais. O cercamento eletrônico tem sido crucial para garantir a justiça, minimizando erros na identificação dos autores dos crimes. Mesmo que um determinado crime não seja flagrado no ato, a identificação posterior é garantida, permitindo que as forças policiais identifiquem e detenham os responsáveis”, considera Sandro.

SEGURANÇA PÚBLICA

Aproximadamente 30 câmeras de vigilância que compõem o cercamento eletrônico estão dispostas ao longo do trajeto da procissão, que ocorre no domingo (11). Além disso, houve reforço de novas câmeras, que foram instaladas em frente a Basílica da Medianeira para acompanhar a chegada da procissão e de demais atividades. Todas as imagens serão monitoradas em tempo real no Ciosp por operadores dedicados exclusivamente ao acompanhamento do evento. Estes, por sua vez, estarão em contato direto com os agentes que estarão em campo. Também serão empregados drones do Ciosp e da Brigada Militar.

A Brigada Militar estará atuando com o policiamento ostensivo empregando o efetivo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e do 2º Batalhão de Polícia de Choque, incluindo o efetivo administrativo. A Polícia Civil estará presente no Parque da Medianeira com a Delegacia Móvel, que servirá para facilitar o atendimento e o registro de ocorrências. Também atuarão na Romaria agentes do setor de inteligência da corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), é responsável pela parte de segurança contra incêndio da Romaria e da Basílica da Medianeira. A Polícia Penal, por meio da 2ª Delegacia Penitenciária Regional, irá destinar efetivo para realizar o monitoramento eletrônico de apenados que fazem uso da tornozeleira eletrônica e delimitar a chamada “zona de exclusão” no Parque da Medianeira e arredores. Quando um apenado que usa tornozeleira se aproxima desta área, o sistema de monitoramento enviará imediatamente um alerta para que os policiais penais façam uma averiguação.

FISCALIZAÇÃO

Conforme o superintendente de Fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Valdori Rocha Cesar, a atuação dos fiscais do Município consiste em fiscalizar a comercialização de mercadorias nas 223 bancas que serão dispostas no domingo (12) na Avenida Medianeira, entre as ruas Barão do Triunfo e Visconde de Pelotas.

“Estaremos instalados a partir de sexta-feira às 17h na Avenida Medianeira, em frente à Basílica, comercializando os lotes que ainda não foram vendidos. Também vamos atuar para evitar o uso indevido de locais e espaços estratégicos que, por questões de segurança e de emergência, não possam ser utilizados. Ao final do evento, auxiliaremos na liberação da via, para assegurar que a desocupação dos lotes ocorra no horário determinado”

A comercialização de produtos, nos espaços físicos ou de ambulantes, é permitida entre 7h e 17h, apenas no domingo. A fiscalização também atuará para garantir que estes lotes sejam ocupados exclusivamente por aqueles que pagaram a taxa correspondente, e impedir que haja utilização indevida e instalação de bancas na via nos dias que antecedem a procissão.

Fonte: PMSM

Foto: Alex Caceres/PMSM/Divulgação

Postagens Recentes