Após um período de estudos realizados pelo Setor de Engenharia de Tráfego, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, optou por uma mudança na conversão de trânsito em trecho da Rua Pinheiro Machado, em direção ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (HCAA), no Centro. Uma placa de proibido retorno – exceto para táxis e veículos de emergência – para acessar o hospital foi instalada na quarta-feira (22). O local concentra congestionamento e provoca transtornos dos veículos de emergência que necessitam acessar o pronto-socorro do hospital.
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explica que em virtude do estudo, foi necessária a mudança para mais fluidez ao trânsito, pois, no entorno daquele trecho também há situações distintas. A Rua Pinheiro Machado, que se liga com a Avenida Presidente Vargas, é uma via com muita circulação de veículos e de máquinas por causa da construção de um prédio nas proximidades e outras obras menores. Ponsi recorda que no cruzamento há a parada de veículos que não têm interesse ou necessidade de acessar o hospital, o que contribui para congestionar o trânsito, principalmente na Avenida Presidente Vargas, sentido Bairro-Centro.
“Essa mudança na conversão serve principalmente para o acesso ágil às pessoas que tem interesse ou necessidade de deslocarem ao Hospital de Caridade. A intenção com a mudança é também liberar o trânsito na Avenida Presidente Vargas para dar maior fluência, e os motoristas poderem ocupar mais as duas pistas, pois é um trajeto para sair do centro da cidade, por exemplo. Assim, o cruzamento da Rua Pinheiro Machado com a Avenida Presidente Vargas fica liberado para o trânsito apenas de veículos de urgência e emergência e, com exceção, se porventura algum veículo que esteja conduzindo uma pessoa que necessita de atendimento no hospital, e para táxis que possuem concessão de serviços municipais e são em muito menor número executando o retorno”, esclarece o secretário Ponsi.
Com a mudança, os motoristas de veículos particulares devem estar atentos para rotas alternativas. Caso estejam trafegando pela Rua Pinheiro Machado, sentido Centro-Bairro, e queiram se deslocar para a Região Leste de Santa Maria, devem seguir pelas seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, converter à direita na Rua Serafim Valando, à direita na Rua Paul Harris, novamente à direita na Rua Floriano Peixoto e, à esquerda na Avenida Presidente Vargas.
O secretário alerta para os motoristas que não respeitarem a nova sinalização estarão incorrendo em infração de trânsito. Por isso, a implementação desta sinalização compreende de três etapas bem definidas, a saber:
– Fase de estudo, levantamento e verificação dessa situação anterior à instalação da placa (etapa já concluída);
– Instalação de sinalização. Nos próximos dias, agentes de trânsito estarão no local para orientar a população e os condutores de veículos para que tenham conhecimento da mudança. Somente após um período de adaptação e conhecimento de todos é que poderá haver notificação como infração de trânsito (em andamento);
– Não é permitido o motorista de aplicativo fazer a conversão, mesmo sendo um serviço concedido pelo Município. Por não serem veículos identificados, podem confundir como sendo um veículo particular, e com isso todos os veículos entenderem que podem fazer a conversão como era anteriormente.
Fonte: PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM/Divulgação