Um meteoro, conhecido como Earthgrazer, foi visto na madrugada deste domingo (03) em Santa Maria. O registro foi feito pelas câmeras das estações de monitoramento de meteoros do projeto Bate-Papo Astronômico, localizada no Tecnoparque de Santa Maria e do Clube de Astronomia do Campus Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha. Ambas estações pertencem também à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros – BRAMON.
Segundo o idealizador do Bate-Papo Astronômico, Fabricio Côlvero, em quatro anos de operações das estações, esse é o primeiro registro deste tipo realizado na região.
“Ficamos muito surpresos e felizes com estes registros, pois atuamos diretamente na divulgação científica, especialmente entre jovens e crianças, e este tipo de registro tem grande potencial para despertar o interesse não só pela astronomia, mas pela ciência como um todo”, explica Côlvero.
Este tipo de meteoro tem como característica apenas passar pela alta atmosfera terrestre, e em função de um conjunto de fatores, como velocidade e ângulo, ele consegue não apenas sobreviver, mas retornar ao espaço, seguindo sua trajetória.