O comando do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a abordagem ao motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos. Nesta terça-feira (09), um grupo de motoboys realizou uma manifestação em frente ao quartel do RPmon, no bairro Dores, exigindo explicações pela morte de Márcio.
A abordagem ao motoboy aconteceu, por volta das 20h30min, do último domingo (7), na Rua Evangelista Marcos, no bairro Nova Santa Marta, zona oeste de Santa Maria. Após ser contido com uso de algemas e disparo de Spark (arma de choque), Márcio foi encaminhado pelo SAMU ao PA do Patronato e, após, ao HUSM, onde morreu na manhã de segunda-feira (08).
A Delegacia Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) abriu um inquérito para investigar o caso e aguarda o laudo de necropsia para saber a causa da morte de Marcio.
A Brigada Militar emitiu uma nota nesta terça-feira (09) sobre o caso.
Confira na íntegra:
“A Brigada Militar informa que abriu procedimento investigatório para apurar as circunstâncias do atendimento por parte de seu efetivo em Santa Maria, quanto à ocorrência que resultou no óbito de Marcio Campos Souza de 46 anos, no início da noite deste domingo (07/01/2023). O fato aconteceu na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta, por volta das 20hs.
Segundo consta nos registros, na ocasião a Brigada Militar foi solicitada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para acompanhamento no chamado de um possível caso de surto psicótico. Ao chegar no local, os policiais visualizaram a vítima chutando um poste de luz e danificando a fiação elétrica. Os policiais deram voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo realizado o uso moderado da força e algemas para contenção e preservação da integridade física dos envolvidos, bem como foi realizado disparo de Spark (arma de choque), que não surtiu efeito.
O Sr Márcio precisou ser contido pelos policiais, durante o atendimento da ocorrência e a contenção, foi necessário o apoio de outras equipes de policiais no local. Após ter sido imobilizado e contido pelos policiais, a vítima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Pronto Atendimento do Patronato, e durante a madrugada, foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde faleceu por volta das 7h da manhã de segunda-feira (8/01/2023). No registro da morte realizado pelo irmão da vítima na Polícia Civil, a informação é que Márcio teria morrido após ser internado em surto, devido ao uso excessivo de droga, fato que depende de confirmação através de laudo médico pericial.
A Brigada Militar se solidariza à família enlutada, e reforça que seu efetivo é constantemente treinado para uso correto das técnicas de atuação policial e obediência aos preceitos éticos de seus servidores. Nesse sentido, o 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) está tomando as providências cabíveis, a fim de apurar os fatos em questão”.
Edimilso André Carvalho Pereira – Major QOEM
Respondendo pelo Comando do 1º RPMon