A Prefeitura realizou mais uma blitz da Operação Balada Segura das 22h de sábado (13) até as 4h deste domingo (14). Durante a iniciativa, foram abordados 79 veículos por meio das barreiras montadas em trechos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Nossa Senhora Medianeira, e da Rua Serafim Valandro, no Bairro Centro. Do total dos condutores abordados, foram concretizados 68 testes de etilômetro. Desses, três condutores foram autuados por teste positivo por ingestão de bebida alcoólica (0,10 mg/l , 0,10 mg/l e 0,36 mg/l), sendo aplicada as penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e 11 condutores foram autuado por recusa em fazer o teste.
Um dos condutores autuados por alcoolemia teve o veículo recolhido, pois não apresentou outra pessoa habilitada para conduzir o carro. Estas ações estão previstas no CTB. Já outro condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia e Pronto-Atendimento (DPPA) devido ao alto teor de álcool no sangue, que, conforme o CTB, configura crime de trânsito.
Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, dois condutores foram flagrados conduzindo o veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um com a CNH suspensa, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o CTB.
Também foram abordados dois veículos com o licenciamento vencido. Foi oferecida a opção para pagamento dos débitos através do aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021. Os condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção.
A Operação Balada Segura foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), com a participação do Programa Vida no Trânsito (PVT) e com apoio da Brigada Militar.
Dados da Operação:
Veículos abordados: 79
Total de autuações: 14
Autuados por recusa: 11
Autuados por teste: 3 (0,10 mg/l , 0,10 mg/l e 0,36 mg/l)
Testes de etilômetro: 68
Veículos removidos: 1
*Com informações da PMSM
Foto: PMSM/Divulgação