O prefeito em exercício de Santa Maria, Rodrigo Décimo, decretou situação de emergência devido aos danos decorrentes do temporal que atingiu a cidade na noite de terça-feira (16). A medida agiliza os procedimentos de resposta da Prefeitura e resguarda a possibilidade de buscar recursos externos futuros, caso preciso. O decreto foi assinado na tarde desta quarta-feira (17).
“Esse decreto reforça o estado de alerta que nos encontramos neste momento. Seguimos atentos às previsões de fortes chuvas e rajadas de ventos. Continuaremos atuantes para dar todo o suporte às famílias atingidas pelo temporal, com a distribuição de lonas e telhas ou até oferecendo abrigo às pessoas desalojadas”, afirma Décimo.
A decisão leva em conta que a ação dos ventos, superiores a 80km/h, que causaram queda de árvores e falta de energia em quase toda a área do município, gerando danos e prejuízos sociais e materiais. Também considera que as chuvas intensas, superiores a 70mm em pequeno intervalo de tempo, gerou pontos de alagamento, potencializaram danos em residências e prédios e causaram transtornos na mobilidade urbana.
Foto: Marcelo Oliveira/PMSM