Com o avanço da revitalização da Praça Saldanha Marinho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, bloqueou com tapumes todo o acesso à área pela Rua Venâncio Aires. A medida é importante para a segurança dos pedestres e para a continuidade dos serviços em pleno Centro de Santa Maria.

A recomendação é que para acessar o Calçadão Salvador Isaia ou a Rua do Acampamento, os pedestres atravessem a Rua Venâncio Aires na sinaleira com a Avenida Rio Branco. Contudo, parte da praça ainda está liberada para a passagem: entre o Viaduto Evandro Behr e a Rua Roque Calage. Toda a área onde ocorre o trabalho de reforma da praça está fechada com tapumes.

RESTAURAÇÃO

Além da obra, que segue com celeridade, uma equipe liderada pelo professor Juan Amoretti trabalha na restauração do chafariz e do coreto da Praça Saldanha Marinho. A ideia é que na revitalização, os itens voltem ao padrão original, no estilo de quando foram instalados na praça.

Para isso, Amoretti e equipe estudaram fotos e documentos sobre o chafariz e o coreto. E agora fazem a raspagem de tinta dos equipamentos, trabalho que é preciso ser feito com cautela.

Conforme o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Nunes, ao longo dos anos o coreto e o chafariz nunca foram revitalizados, apenas pintados e receberam modificações. Por Amoretti ser desenhista, pintor, escultor, muralista, retratista e restaurador de obras de arte, o profissional foi chamado para o trabalho de revitalização destes itens icônicos da Praça Saldanha Marinho.

A REFORMA

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.

A revitalização da Praça Saldanha Marinho é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Fonte: PMSM

Foto: Marcelo Oliveira/PMSM

Postagens Recentes