Morreu na manhã desta terça-feira (20) o arquiteto, professor e historiador José Antonio Brenner de Brenner, aos 89 anos, em Santa Maria. Ele estava internado desde o dia 3 de janeiro no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. A morte foi confirmada às 06h30. Brenner completaria 90 anos no dia 1º de março. 

Brenner foi professor da Universidade Federal de Santa Maria (1960-1990), pesquisador da história, com ênfase na imigração alemã, patrono da Feira do Livro de Santa Maria e presidente do Avenida Tênis Clube.

Brenner nasceu em Santa Maria, no ano de 1934, e se formou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1958. Após, ele retornou para Santa Maria, onde iniciou sua longa carreira como docente no curso de Engenharia Civil. Ele se orgulhava de ter sido o primeiro professor a lecionar no campus da UFSM, em março de 1962.

O santa-mariense também foi autor de dois livros: Imigração Alemã: A Saga dos Niederauer, de 1995, que é uma síntese histórica sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul, tendo como referência a trajetória da família Niederauer, proveniente da região alemã de Rheinhessen. O segundo livro se chama é Os Cassel de Santa Maria: Desde o Glantal, lançado em 2010, que tem caráter histórico e genealógico.

O velório ocorre na capela Topázio, no Complexo Velatório Angelus Brum, na Avenida Hélvio Basso.

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução 

Postagens Recentes