O Distrito Criativo Centro-Gare é destaque nacional na categoria Edificações e Projetos da premiação organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Santa Maria venceu por meio do projeto Túnel do Tempo, do escritório Tempo Arquitetos, para a revitalização da Associação dos Empregados da Viação Férrea, local também conhecido como Clube dos Ferroviários, na Vila Belga. O projeto também foi premiado a nível estadual pelo IAB em dezembro de 2023.
O projeto está em vias de aprovação, restando ainda o sinal positivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da prefeitura, através da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização. Após, será publicado o edital de licitação para a execução da obra. A revitalização envolve a criação de um Centro de Inovação e Economia Criativa no edifício tombado como patrimônio histórico. Também incluirá uma nova sede para a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan.
Destacado por sua integração espacial e funcional entre os dois elementos, o projeto busca preservar o patrimônio enquanto promove uma compreensão dinâmica da infraestrutura urbana. O uso de uma passarela metálica como “túnel do tempo” para conectar os prédios simboliza a ligação com o passado ferroviário da cidade.
“Essa premiação vem a agregar na construção do nosso Centro Histórico Ferroviário, um lugar rico em memórias que está se atualizando sem perder a sua essência. A ideia de um roteiro cultural pelas ruas centrais da cidade fica evidente quando as revitalizações da Praça Saldanha Marinho e da Gare da Viação Férrea também estiverem concluídas”, considera o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Conforme o coautor do projeto e sócio do escritório, o arquiteto Luiz Sakata, é uma honra estar ao lado de outras grandes iniciativas que estão sendo produzidas nacionalmente:
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento do IAB Brasil. É muito gratificante que um trabalho que estamos nos dedicando há mais de um ano tenha recebido tal reconhecimento. Esperamos que Santa Maria e a Vila Belga possam, em breve, usufruir deste espaço tão especial”.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Foram avaliados os méritos e as qualidades intrínsecas dos três projetos finalistas, incluindo singularidade, viabilidade técnico-construtiva, adequação aos conceitos de sustentabilidade socioambiental, acessibilidade universal e sua integração nos contextos local e regional, bem como os benefícios e a inclusão social proporcionados aos usuários. A Comissão Julgadora da Categoria Edificações e Projetos foi composta pelos arquitetos e urbanistas Antônio Carlos Moraes de Castro, representando o Centro-Oeste; Vera Pires, representando o Nordeste; Edson Elito e Sylvio de Podestá, representando o Sudeste; e Carlos Eduardo Iponema, representando o Sul.
PRÊMIO CAU/RS
Em dezembro de 2023, o Distrito Criativo já havia sido vencedor de outro prêmio, desta vez no âmbito estadual. Realizada em Porto Alegre, a 5ª edição do Prêmio CAU/RS, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, selecionou Rodrigo Decimo em duas categorias. O vice-prefeito também é coordenador executivo do Distrito Criativo Centro-Gare e representou a iniciativa naquela ocasião. Ele recebeu os troféus de Poder Público – Pessoa Física e a principal premiação que foi o Prêmio Destaque 2023.
Fonte: PMSM
Foto: Arte/Tempo Arquitetos