A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove o mutirão de combate à dengue em diferentes bairros do Município. Nesta segunda-feira (18), foram realizadas em torno de 385 visitas domiciliares e atendidas sete denúncias nos bairros Urlândia, Dom Antônio Reis, Duque de Caxias, Km 3, Pinheiro Machado e Camobi. Para conter a proliferação do mosquito adulto, no sábado (16),  33 quarteirões do Bairro Passo D’Areia receberam a pulverização de inseticida químico especial.

Conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde, as atividades previstas para esta terça-feira (19) incluem a borrifação de inseticida biológico em dois quarteirões do Bairro Pé de Plátano com o uso de drone – equipamento de uso agrícola da Universidade Federal de Santa Maria –, além do atendimento de denúncias e visitas domiciliares nos bairros Urlândia, Dom Antônio Reis, Camobi, Duque de Caxias, Nova Santa Marta e Noal. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada.

O mutirão de combate à dengue já alcançou 12 bairros do Município. A força-tarefa iniciou no dia 12 e, até esta segunda-feira (18), foram realizadas ‭1.583‬ visitas domiciliares e atendidas 34 denúncias nos bairros Urlândia, Dom Antônio Reis, Passo D’Areia, Divina Providência, Tancredo Neves, Noal, Uglione, Km 3, Nova Santa Marta, Pinheiro Machado, Duque de Caxias e Camobi.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, com o apoio da 3ª Divisão do Exército e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mutirão segue nesta terça-feira no bairro Pé de Plátano. Fotos: João Vilnei/PMSM

SEMPRE VIGILANTES

Além dos trabalhos realizados pelo mutirão, outras denúncias repassadas pelos contribuintes são atendidas em todo o Município. A Superintendência de Vigilância em Saúde contabiliza mais de 80 denúncias averiguadas e 103 sob o acompanhamento de agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental desde o começo deste ano. Também no contexto do combate à dengue, em fevereiro,  todos os 679 quarteirões da Região Oeste receberam a pulverização de inseticida biológico e, até o começo de março, mais de 4 mil residências foram visitadas por agentes de endemia em todo o Município.

COMBATE AO MOSQUITO

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito. Clique aqui para saber como identificar um caso suspeito, e como realizar um teste.

PRINCIPAIS PRECAUÇÕES

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
• Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
• Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
• Mantenha tampados tonéis e barris de água;
• Guarde garrafas de cabeça para baixo;
• Recolha seus resíduos;
• Use repelente;
• Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
• Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
• Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.
• Para mais informações, acesse a página Santa Maria Contra a Dengue

Fonte: PMSM

Postagens Recentes