Vinte técnicos da Corsan, três retroescavadeiras, uma escavadeira e um caminhão foram deslocados para o Rio Ibicuí, na manhã desta segunda-feira (6) para o conserto das três tubulações rompidas na barragem Saturnino de Brito. As tubulações se romperam na terça-feira, 30, com as chuvas que afetaram todo o Estado durante a semana passada. A região em que as tubulações se encontram estava sem acesso terrestre até a noite deste domingo.

Quando o conserto for finalizado, será possível restabelecer o abastecimento em toda a cidade. Na manhã de hoje, o abastecimento chega a 70% dos moradores de Santa Maria. Isso está sendo possível porque a Corsan montou um sistema de captação emergencial no Rio Ibicuí, com a instalação de bombas que trabalham submersas para bombear a água do rio até a estação de tratamento sem depender da tubulação que foi rompida.

Até restabelecer totalmente o abastecimento de água em Santa Maria, a Corsan segue realizando manobras operacionais na rede para que todos os bairros recebam água de forma alternada. Nesta segunda-feira, serão abastecidas as regiões Centro-Sul e Centro-Leste.

A Companhia alerta que em alguns locais a água pode estar com a coloração alterada depois que as redes ficaram ressecadas com a interrupção do abastecimento. Essa mudança é causada pelo desprendimento de partículas das paredes das tubulações, e a Companhia está fazendo expurgo nas canalizações para que a coloração da água volte ao normal.

Caminhões-pipas

Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios e comércio. Na sexta-feira, começou também a atender às comunidade que não têm reservatório, distribuindo água diretamente aos moradores. No domingo, o caminhão distribuiu água nos bairros Lorenzi, Renascença e Urlândia. Nesta segunda-feira, estará nos bairros Salgado Filho e Passo das Tropas.

Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa, os clientes devem utilizar os canais digitais da Corsan: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Prevenção ao desabastecimento

A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.

Falta de comunicação

O prédio da Superintendência Central, que fica em Santa Maria, e a unidade de atendimento na cidade, assim como os colaboradores desses locais, estão sem internet nos prédios e nos celulares. A Corsan solicita que se faça contato via telefone nesses locais.

A Corsan está permanentemente disponível pelos seus canais digitais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

 

*Com informações da Corsan

Foto: Corsan/Divulgação 

Postagens Recentes