A Corsan finalizou o conserto da tubulação que liga o Rio Ibicuí para a estação de tratamento de água (ETA), que havia se rompido na Estrada Municipal de São Martinho da Serra, no final da noite de sexta-feira (10). A ETA voltou a receber água com a quantidade capaz de abastecer mais de 90% dos imóveis de Santa Maria. Porém, o sistema de distribuição ainda está em recuperação e a retomada será gradual.
Até o sistema se restabelecer totalmente, a Corsan seguirá fazendo manobras para que os bairros que estão há mais tempo desabastecidos recebam água ainda nesta manhã. Pelo revezamento que vem ocorrendo, parte das regiões norte e central devem ficar desabastecidas neste sábado, podendo a água voltar durante a tarde. Porém, é possível que nem todos os imóveis dos outros bairros – especialmente nas áreas mais altas – já estejam recebendo água devido à oscilação de pressão no sistema de distribuição.
Durante o sábado (11), os esforços também continuam no conserto de outras duas tubulações que foram rompidas no Rio Ibicuí devido às fortes chuvas da semana passada. Quando esses consertos forem finalizados, será possível voltar a captação normal capaz de abastecer toda a cidade.
Soluções alternativas
Até normalizar o abastecimento, a Corsan manterá as caixas d’água comunitárias de cinco mil litros de água potável cada e os 11 caminhões-pipa que já estão na cidade.
Veja onde estarão os reservatórios e os caminhões-pipa neste sábado:
Reservatórios comunitários:
Arroio Grande – Em frente à Igreja
Lorenzi – Estrada Antônio Ovídio Severo
Passo das Tropas – Rua Antão Abrantes
Nova Santa Marta – Monte Betel
Km 3 – Barracão do Tito
Caminhão-pipa comunitário
Carolina (em frente ao CRAS)
Maringá (em frente ao CRAS)
Demais caminhões-pipa
Hospitais
Clínicas
Condomínios
Comércios
Serviços de Assistência Social
Escolas
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.
*Com informações da Corsan
Foto: Corsan/Divulgação