A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (31), a Operação Caça Mobile para reprimir a importação ilegal de mercadorias estrangeiras, praticada no contexto de Associação Criminosa, em Santa Maria e outras sete cidades do RS e SC. Em Santa Maria, foram apreendidos 11 veículos e realizadas duas cautelares diversas da prisão (espécie de prisão domiciliar).
A investigação teve início em dezembro de 2022, quando um jovem de 24 anos foi preso em flagrante na posse de 11 aparelhos celulares de origem estrangeira. A partir desta prisão, foram realizadas uma série de diligências que identificaram lojas físicas e virtuais que comercializam celulares novos e usados, introduzidos no país de forma ilícita. A movimentação financeira dos investigados superou a marca de R$ 28 milhões em menos de três anos.

Operação foi deflagrada na manhã de hoje (31). Fotos: PF/Divulgação
A operação resultou na apreensão de 400 celulares, na apreensão de 20 veículos e dois imóveis. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Santana do Livramento.
A ação mobilizou 60 policiais federais e 08 servidores da Receita Federal para o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão.
Síntese das medidas por município:
Localidade | Mandado de busca | Cautelares diversas da prisão | Veículos sequestrados | Imóveis sequestrados |
Santa Maria/RS | 5 | 2 | 11 | 0 |
Caçapava do Sul/RS | 4 | 2 | 3 | 0 |
Cachoeira do Sul/RS | 1 | 0 | 0 | 0 |
Uruguaiana/RS | 1 | 1 | 1 | 0 |
São Borja/RS | 2 | 1 | 0 | 0 |
Giruá/RS | 1 | 1 | 3 | 0 |
São José/SC | 2 | 2 | 2 | 1 |
Garopaba/SC | 0 | 0 | 0 | 1 |