A Prefeitura de Santa Maria reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (16), a Central de Atendimento ao Cidadão, localizado no primeiro andar do Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires. O local foi reestruturado para melhor atender à população e aos funcionários da Prefeitura. A reinauguração do andar ocorreu em breve solenidade, enquanto começavam os atendimentos aos cidadãos no novo espaço.
“Este local precisava de uma reestruturação para o benefício de todos. Da maneira que estava, não era benéfico para os servidores e nem para os contribuintes. Agora o local está amplo, com mais luminosidade, melhor organizado e mais compreensível a quem busca os atendimentos efetuados no primeiro andar”, agradeceu o prefeito Jorge Pozzobom.
A secretária em exercício de Administração e Gestão de Pessoas, Jose Aline Munhoz Walter, relembrou a história da Central de Atendimento ao Cidadão.
“Os servidores que atuam no primeiro andar viveram situações adversas ao longo dos anos, como não ter um refeitório. Durante a ampliação do Centro Administrativo Municipal, que passou de dois andares para sete, os funcionários do primeiro andar, que fazem o serviço essencial de atendimento direto ao público, passaram por anos de poeira, barulho e desconforto no decorrer da obra. E agora, estarmos neste espaço reformulado, melhor projetado para os servidores e para os cidadãos, é uma grande alegria e nós estamos, sim, celebrando”, destacou Jose Aline.
Após as falas, ocorreu o descerramento da placa da nova Central de Atendimento ao Cidadão. O investimento para a reformulação do espaço foi de R$ 3.124.740,94, sendo R$ 2.209.878,86 repassados ao Município pelo Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM) e R$ 914.862,08 de recursos livres do Executivo Municipal. Além da reestruturação do local, com novos pisos, paredes, mobiliário, a Central é decorada com fotos de pontos importantes de Santa Maria, como o Parque Itaimbé, a Avenida Rio Branco e outros.
A CENTRAL
Situada no primeiro andar do Centro Administrativo Municipal (CAM), a Central de Atendimento ao Cidadão pode ser acessada pela entrada lateral, na Rua Doutor Pantaleão, que é direto no local, ou pela Rua Venâncio Aires, 2.277, que fica no andar térreo da Prefeitura. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, por ordem de fichas, entregues aos cidadãos na entrada do prédio.
A Central atende a população que deseja serviços referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), ao Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Produtor Rural, a Dívida Ativa e ao Protocolo Geral.
O novo espaço é multifuncional, pois a área de espera dos contribuintes poderá ser utilizada como auditório para as capacitações e reuniões dos servidores municipais. Equipado com sistema de som e telas, os eletrônicos são utilizados no sistema de senhas para o público e para facilitar eventos dos funcionários da Prefeitura, como palestras e cursos.
Durante a reformulação do local, a Central funcionava no andar térreo do CAM, espaço que será reestruturado para atender outras demandas dos servidores municipais e dos cidadãos. Inicialmente, está prevista uma área de descanso para a equipe de limpeza da Prefeitura e novo espaço para os servidores da manutenção do prédio.
Além disso, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que também funciona no andar térreo, terá seus espaços ampliados para melhor atender o contribuinte. A partir do dia 23 de setembro, serviços dos planos de saúde dos servidores (IPE e Unimed) e de Previdência Complementar também passarão a ocupar os espaços do andar térreo.
Nova Central de Atendimento ao Cidadão
– Primeiro andar do Centro Administrativo Municipal (CAM) – Rua Venâncio Aires, 2.277
– Entrada direta pela Rua Doutor Pantaleão
– Expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
Fonte: PMSM