A Prefeitura emite recomendações para a população por causa da possibilidade de comprometimento da qualidade do ar em Santa Maria, conforme nota técnica do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Isso se deve à fumaça de queimadas vindas da Região Norte do país que chegou ao Rio Grande Sul no início do mês.

A previsão é que a partir desta quinta-feira (19), a fumaça retorne ao Estado. Por isso, a população deve ficar atenta para as seguintes recomendações: beber mais líquidos para manter as vias respiratórias úmidas e mais protegidas, evitar atividades ao ar livre e manter portas e janelas fechadas, em caso de grande incidência de fumaça. O uso de máscara deve ser avaliado individualmente, mas devem ser priorizadas para pessoas com condições crônicas, como doenças pulmonares, cardiopatias e pessoas com problemas imunológicos.

Em caso de sintomas respiratórios, deve-se buscar um serviço de saúde, tanto unidade de saúde como pronto-atendimentos, onde as situações serão avaliadas por profissionais.

Fonte: PMSM

Foto: Raul Pujol/SM24Horas

Postagens Recentes