Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura deu início à reforma do prédio histórico da Casa de Cultura, no Centro de Santa Maria. A empresa Arquium Construções e Restauro Ltda., de Porto Alegre, responsável pela obra, instalou o canteiro de obras no dia anterior. Os primeiros serviços a serem realizados na edificação serão a remoção e a instalação do novo telhado e o início da revitalização da fachada, que engloba o reboco externo e as esquadrias tombadas. O investimento é de mais de R$ 6 milhões com recursos próprios do Município. O prazo para execução do restauro é de 360 dias. A assinatura da ordem de serviço digital foi realizada na última quinta-feira (19).
O antigo Palácio da Justiça, atual Casa de Cultura de Santa Maria, datado da década de 1940, é um bem tombado desde 2009 como Patrimônio Histórico e Cultural do Município e consiste em um prédio, estilo Art Decó, de grande porte. A Casa de Cultura, localizada na Praça Saldanha Marinho, foi interditada em 2015 por necessitar de melhorias estruturais. O processo administrativo foi iniciado pela Secretaria de Cultura em parceria com as secretarias de Administração e Gestão de Pessoas, de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto teve início em 2022.
“Com muito orgulho, iniciamos hoje a reforma da Casa de Cultura. A Prefeitura nunca para de trabalhar. Em breve teremos uma linda Casa de Cultura que é patrimônio da nossa querida Santa Maria, nossa Cidade Cultura”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou o começo dos primeiros trabalhos na manhã desta quarta-feira.
O prédio está sinalizado com tapumes que indicam à população que o local está em obras.
Empresa responsável já restaurou o Palácio Piratini
A empresa Arquium Construções e Restauro Ltda. tem como responsável técnico o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, que tem no currículo o restauro de edificações históricas, como o Mercado Público de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Palácio Piratini. O arquiteto possui reconhecimento no Estado como o mais qualificado arquiteto especialista em restauração de bens históricos e culturais, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), e igualmente via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A contratação da empresa se deu por inexigibilidade de licitação devido à necessidade de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia. Estes serviços são voltados para a execução de projetos de reforma, restauração e revitalização da Casa de Cultura.
Fonte: PMSM
Foto: João Alves/PMSM