Os contemplados pela Lei Aldir Blanc em Santa Maria assinaram os contratos com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, na tarde desta terça-feira (1º), no LabCriativo (antigo Mercado da Vila Belga). A partir desta formalização, os produtores culturais receberão, nos próximos dias, a verba para colocar os projetos em prática.

“Diferentemente de outras leis, como a Lei de Incentivo à Cultura, em que os produtores culturais precisam arrecadar a verba para colocar os projetos em andamento, na Aldir Blanc é garantido o repasse de recursos. Esta é uma lei federal, que dá oportunidade para o fomento do setor cultural do Município. Ficamos felizes que 26 projetos de Santa Maria cumpriram os pré-requisitos e foram contemplados no edital da Aldir Blanc”, pontua a titular municipal de Cultura, Rose Carneiro.

Os projetos contemplados são das mais variadas áreas, como dança, teatro, música e literatura. As iniciativas são previstas para públicos de diversas idades e deverão ser trabalhadas em escolas e em espaços públicos de Santa Maria.

Os produtores culturais que não compareceram na tarde desta terça-feira no LabCriativo para a assinatura dos contratos devem ir à sede da Secretaria de Cultura (Rua Venâncio Aires, 2.741 – Centro, anexo ao Itaimbé Palace Hotel). O expediente é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h. Quanto antes os contemplados assinarem o documento, mais cedo receberão a verba para o projeto.

Após receberam o recurso, via conta bancária, os produtores culturais têm até 12 meses para darem andamento ao projeto. O prazo inclui as atividades práticas e prestação de contas.

A Lei Aldir Blanc prevê auxílio financeiro ao setor cultural e busca apoiar profissionais da área. Os recursos podem ser destinados à manutenção de espaços culturais e instrumentos como editais e chamadas públicas para projetos culturais.

Fonte: PMSM

Foto: Eduardo Ramos/PMSM

Postagens Recentes