O suplente de vereador Josias de Oliveira Martins, do Partido Progressista (PP) de Santa Maria, registrou um boletim de ocorrência contra uma militante do Partido dos Trabalhadores (PT) por injúria racial. Segundo o registro policial, ele foi ofendido com falas e gestos discriminatórios referentes a sua cor.

O caso teria acontecido na manhã de sábado (19) quando Josias participava de uma mini-carreata na Rua do Acampamento e, ao passar na frente do comitê do PT, teria sido ofendido por uma jovem.

O PP divulgou um vídeo do possível ato de injúria racial. 

O caso é investigado pela Polícia Civil.

O Partido Progressista emitiu uma nota sobre o caso, confira na íntegra (abaixo).

O Partido Progressistas de Santa Maria vem, por meio desta nota, repudiar um ato racista sofrido pelo vereador eleito suplente Josias Martins, na manhã do último sábado (19), por uma militante da campanha do candidato a prefeito Valdeci Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT).

O ocorrido se deu durante uma mini-carreata da campanha do candidato Rodrigo Decimo, que passava pela Rua do Acampamento, quando, em frente ao Comitê Eleitoral do candidato Valdeci (que estava presente no local), uma militante do PT (que portava uma bandeira da sigla e estava “adesivada” com o número da candidatura de Valdeci), deu início a uma série de ataques direcionados ao vereador suplente.

Parte do ato discriminatório, foi flagrado em uma filmagem (anexa a esta nota), que pode ser visto a militante petista desferir gestos referentes à cor da pele de Josias. No vídeo, é possível vê-la falar, por duas vezes, “olha a cor da tua pele” e logo após fazendo o sinal de negativo.

Diante dos fatos, o Progressistas, primeiramente, se solidariza com o vereador suplente Josias Martins e está dando todo suporte nesse momento triste do ataque recebido. As medidas cabíveis já estão sendo tomadas para que este ato não passe impune.

E agora viemos a público fazer um pedido ao candidato Valdeci Oliveira e ao Partido dos Trabalhadores (PT): nos auxilie na identificação da militante para que a mesma seja responsabilizada civil e criminalmente. Afinal, um partido que se diz “defensor das minorias” não pode acobertar quem cometeu esse ato discriminatório.

O Partido dos Trabalhadores também emitiu uma nota sobre o episódio:

Nós repudiamos firmemente qualquer forma de racismo, discriminação ou intolerância. Reafirmamos as palavras do presidente do PT de Santa Maria sobre o incidente ocorrido no sábado, no Centro da cidade, e manifestamos nossa solidariedade ao vereador suplente Josias Martins, do Partido Progressista. Que os fatos sejam devidamente apurados e que as providências legais sejam tomadas. Racismo é crime, é inadmissível!

Nossa luta contra o racismo e todas as formas de discriminação não começou agora, nem nesta campanha. Sempre estivemos e estaremos na linha de frente desse combate.

Postagens Recentes