O DTG Noel Guarani, de Santa Maria, da 13a Região Tradicionalista conquistou o título de campeão na categoria Força B do ENART 2024, realizado entre sexta-feira (15) e domingo (17) no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A entidade emocionou o público do ENART ao apresentar uma temática que exaltou a essência das famílias como o alicerce das entidades tradicionalistas. A performance destacou, com sensibilidade, o papel fundamental das mulheres, especialmente mães e avós, que, com sua sabedoria e dedicação, moldam valores e transmitem a cultura gaúcha de geração em geração. Através de danças, coreografias e mensagens carregadas de emoção, o grupo celebrou a força e a importância dessas figuras femininas na preservação das tradições e na formação do caráter de cada indivíduo.
O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com a participação de integrantes de 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul e reuniu as melhores invernadas de todo o estado. Ao longo de três dias de competição, grupos de dança mostraram a força e a beleza das danças tradicionais gaúchas, com apresentações de altíssimo nível.
“O ENART 2024 mais uma vez demonstrou o quanto nossas tradições estão vivas e são motivo de orgulho para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou Madeline Zancanaro, vice-presidente artística do MTG.
Ao todo foram 40 invernadas participantes desde o início do ENART, quando começaram as etapas classificatórias ainda na sexta-feira (15/11). As 20 apresentações finais da Força B ocorreram durante o domingo (17/11).
Dança Gaúcha de Salão
Na solenidade de encerramento, também foi feito anúncio dos vencedores da Dança Gaúcha de Salão. Luís Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin, do CTG Lalau Miranda 7ª RT, sagraram-se vencedores.
1º lugar – Luís Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin – CTG Lalau Miranda/7ª RT
2º lugar – Felipe Caliari da Rosa e Thaíssa de Freitas Bomm – CTG Raízes do Sul/24ª RT
3º lugar – Gustavo Gassen Kaufmann e Milena Golbeich Bona – CTG Candeeiro da Amizade/5ª RT
Chula
Na modalidade de chula, o vencedor foi Leonardo Moisés Silvano, do CTG Rancho da Saudade (1ª RT).
1º lugar – Leonardo Moisés Silvano – Rancho da Saudade (CTG) – 1280 – 1ª RT
2º lugar – Jean Marques da Rocha – Gildo de Freitas (CTG) – 814 – 1ª RT
3º lugar – Bruno Berthier Sander – Lagoa Vermelha (GAN) – 837 – 8ª RT
4º lugar – Henrique Soares Zanin – Lagoa Vermelha (GAN) – 837 – 8ª RT
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com o incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.
Danças tradicionais força B
1º lugar – DTG Noel Guarani – Santa Maria – 13ª RT
2º lugar – CTG Pedro Telles Touren – São Francisco de Assis
3º lugar – DTG Piazito da Tradição – Venâncio Aires – 24ª RT
4º lugar – Tropilha Crioula – Getúlio Vargas
5º lugar – CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen
Foto: Marcelo Matusiak/PlayPress/Divulgação