O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) abre as portas para o público neste sábado (11) e domingo (12), das 9h às 13h, com entrada gratuita. No local, os visitantes irão conferir o Salão Internacional de Arte e Religiosidade e a exposição “Territórios, Memórias e Identidades”.
O Salão Internacional de Arte e Religiosidade tem curadoria de Luciano Santos. A mostra, que fica em cartaz até 28 de fevereiro, conecta diferentes expressões artísticas com a religiosidade a partir de obras de arte, indumentárias, objetos litúrgicos e mágicos, em busca de promover e valorizar o patrimônio cultural religioso da cidade.
Além do Salão Internacional de Arte e Religiosidade, o público poderá apreciar a exposição “Territórios, Memórias e Identidades: patrimônio das artes visuais de Santa Maria”, na Sala Acervo Permanente. A mostra conta com obras de professores do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que pertencem ao acervo do museu. A curadoria é de Márcio Flores.
Conforme a a coordenadora do Masm, Marília Chartune, a abertura do museu aos finais de semana atende a um pedido frequente da comunidade. A iniciativa segue a tendência de outros espaços da cidade, ampliando o acesso da população às artes visuais. A coordenação do museu pretende manter o espaço aberto em mais finais de semana ao longo do ano.
O Museu de Arte de Santa Maria preserva e promove a diversidade das artes visuais no Município. O acervo abriga inúmeras peças e, ao longo do ano, o espaço sedia exposições de artistas contemplados no Edital de Ocupação de Salas Expositivas do Masm, além de promover eventos como o tradicional concurso de fotografia de Santa Maria e o Salão Latino Americano de Artes Plásticas.
A entrada para visitação é gratuita e não exige agendamento prévio. Contudo, grupos que desejarem realizar visitas mediadas devem agendar previamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (55) 3174-1560. O museu está localizado na Avenida Presidente Vargas, 1.400, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
*Com informações da PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM