A Prefeitura de Santa Maria convocou, novamente, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) com o objetivo de cobrar o cronograma de ações para solucionar o problema da falta de água no Município. O prefeito Rodrigo Decimo recebeu o diretor executivo da Corsan, Alexandre Barradas, para tratar do assunto na segunda-feira (10).
“Continuamos cobrando um cronograma para resolver o problema da falta de água em Santa Maria. Estamos recebendo os relatos das nossas comunidades e não vamos nos omitir. Vamos continuar fiscalizando e cobrando soluções para que a população receba aquilo que é um direito, ainda mais, neste período de extremo calor que estamos vivendo”, reforça o prefeito Rodrigo Decimo durante a reunião.
O diretor executivo, Alexandre Barradas, acompanhado de parte da equipe, apresentou os trabalhos da Companhia para 2025. Além disso, comprometeu-se em desenvolver um plano para resolver o desabastecimento de água em regiões de Santa Maria.
Ministério Público quer explicações da Corsan e fiscalização da Prefeitura
Na última sexta-feira (07), o Ministério Público deu prazo de 30 dias para que a Corsan apresente um plano de ação, com diagnóstico técnico dos trechos com materiais obsoletos ou desgastados, pontos de pressão excessiva e áreas com histórico de rompimentos; cronograma de intervenções, com programação das atividades de manutenção preventiva e corretiva, com prazos definidos para cada etapa, priorizando as áreas de maior risco; descrição das técnicas e procedimentos que serão adotados para a substituição, reparo ou reforço das tubulações, garantindo a minimização de impactos aos usuários durante as intervenções e detalhamento dos recursos financeiros a serem alocados para a execução do plano, em conformidade com as obrigações contratuais e legais da Corsan.
Também ficou acordado que a Prefeitura de Santa Maria acompanhe o cumprimento do cronograma que será apresentado, avalie como procederá a auditoria técnica que comprove e verifique a suficiência desse plano de ação, para viabilizar eventuais aplicações de sanções contratuais e de acordo com legislação vigente, com remessa periódica mensal à Promotoria, que encaminhará dados para setores técnicos avaliarem as ações.
*Com informações da PMSM
Foto: Breno Surreaux/PMSM