A Arquidiocese de Santa Maria inaugura, nesta sexta-feira (18), uma hospedagem solidária emergencial para acolher homens em situação de rua durante o inverno. A ação acontece por meio da Casa Papa Francisco, mantida pela Arquidiocese e coordenada pela Fraternidade O Caminho, que celebra três anos de atuação na cidade.
Atendendo a um apelo do Arcebispo Dom Leomar Brustolin, o espaço oferecerá acolhimento noturno para até 10 pessoas, de segunda a sábado, até o fim de setembro. Os acolhidos receberão kit de higiene, roupas quentes, banho, jantar, pernoite e café da manhã — tudo em um ambiente marcado pela escuta, cuidado, espiritualidade e promoção da dignidade humana.
“A Igreja cumpre o mandato de Jesus de cuidar de quem mais sofre, sobretudo nestes dias de frio intenso”, afirma Dom Leomar.
“Não se trata apenas de pernoitar, mas de ser acolhido”, completa Frei Leonardo, da Fraternidade O Caminho.

Os acolhidos receberão kit de higiene, roupas quentes, banho, jantar, pernoite e café da manhã. Foto: Divulgação
A cerimônia de inauguração ocorre nesta sexta-feira, 18 de julho, às 18h15min, na sede da Casa Papa Francisco (Rua Silva Jardim, Santa Maria), seguida de Missa em ação de graças pelos 3 anos da Casa, às 18h30min, presidida por Dom Leomar. A imprensa está convidada a acompanhar e divulgar essa importante iniciativa, que reforça o compromisso da Igreja Católica com os mais vulneráveis.
O novo projeto é sustentado pela generosidade dos fiéis das paróquias da Arquidiocese, que responderam ao chamado feito por Dom Leomar durante o Corpus Christi com doações de roupas, alimentos e materiais de higiene.
Além da nova hospedagem solidária, a Casa Papa Francisco já realiza, ao longo da semana, diversas ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade social:
- Segunda-feira: banho, entrega de roupas, kits de higiene e café da manhã
- Terça-feira: banho, entrega de roupas, kits de higiene e jantar
- Quarta-feira: corte de cabelo, banho, entrega de roupas e kits de higiene
- Quinta-feira: banho, entrega de roupas, kits de higiene e jantar
- Sexta-feira: lanche na Praça Saldanha Marinho, evangelização e escuta
A Casa também serve como ponto de apoio e orientação para pessoas que desejam ingressar em comunidades terapêuticas.
