Repaginada e transformada em comparação à edição realizada imediatamente após as enchentes de 2024, no ano passado, a Expoagas 2025 encerrou nesta quinta-feira (21), com números recordes de visitantes e de negociações transacionadas entre expositores e compradores. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados desde terça-feira (19) no Centro de Eventos Fiergs, o evento reuniu 576 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo, especialmente em áreas como maquinários, alimentos, bebidas e produtos de limpeza, em uma exposição que aproximou fornecedores, em sua maioria gaúchos, de empresas supermercadistas e de outros setores do comércio. A Expoagas 2025 encerra com R$ 795 milhões em negócios. Ao todo, 69 mil pessoas passaram pelo evento, e o volume total de negócios movimentado nos três dias foi de R$ 795,1 milhões – ambos números recordes. Entre os visitantes, a participação varejista mais uma vez predominou, representando 77% do total.
“O crescimento de 8% no público em relação à edição de 2024 deve-se a muitos fatores, como a chegada de novas indústrias expositoras, que convidam seus clientes para a feira, à necessidade crescente dos varejistas buscarem diferenciais para seus negócios, diante de uma concorrência cada vez mais forte, e o momento de transformação pelo qual o Estado passa, já que no ano passado muitas empresas haviam sido recentemente atingidas pelas águas”, rememora o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. A Expoagas 2025 recebeu, entre os inscritos, representantes de 7,8 mil empresas e profissionais dos 27 estados brasileiros e de nove países.
Novidades e tendências – Contemplada por duas novas áreas de exposição, que permitiram a participação de 88 empresas estreantes na feira, a Expoagas 2025 mais uma vez foi uma espécie de termômetro de tendências que deverão chegar aos supermercados gaúchos nas próximas semanas, além de ser palco para mais de 800 lançamentos.
“Seguimos pleiteando a expansão dos pavilhões da Fiergs, que é a casa da indústria gaúcha. Nossa feira quer e precisa receber mais indústrias gaúchas entre os estandes, já que queremos fortalecer toda a cadeia. O supermercado é um setor que torce pelo sucesso de todos os outros. Nosso segmento está presente na vida de todos os gaúchos, por isso trouxemos o slogan “Tá na vida, tá no super, tá na Expoagas”, explica Longo.
Em 2025, as duas novas áreas foram criadas em espaços anexos ao pavilhão principal – um deles em um lonado climatizado, e o outro no foyer do Teatro da Fiergs, batizado de Área Summit.
Entre as tendências apontadas pela feira, destacam-se o volume significativo de novos maquinários apresentados para trazer praticidade à operação dos supermercados, como fatiadoras, embaladores e equipamentos de corte de alimentos; softwares de gestão e de controles de dados; e produtos alimentícios com apelo saudável, que têm ganhado espaço nas gôndolas do setor.
“Mais uma vez, os expositores recordistas em vendas foram de setores como produtos de limpeza, energéticos e equipamentos, com empresas que historicamente preparam suas equipes de vendas com condições especiais aos clientes durante o evento”, aponta o dirigente da Agas.
Sorteios – Para alavancar os negócios concretizados durante a feira, a Agas promoveu diversos sorteios junto aos compradores que participaram do evento. Além de sortear um iPhone por dia na Área Summit, incentivando o fluxo de pessoas no espaço novo, a organização do evento sorteou seis notebooks entre os visitantes, e no encerramento da feira, às 19 horas desta quinta (21), o prêmio a ser sorteado é uma van Citroen Jumpy. Para participar, os visitantes têm que efetuar compras de pelo menos R$ 1 mil junto aos estandes.
“O sorteio de prêmios através do sistema da Nota Fiscal Gaúcha nos permite incentivar o fechamento de negócios já na feira, possibilita um termômetro real do volume transacionado e dá luz a este programa muito importante da Secretaria Estadual da Fazenda, que estimula os clientes a cobrarem o seu cupom fiscal, combatendo a informalidade”, elogia Longo.
Gestão da Agas – A partir de 1º de setembro, a Associação Gaúcha de Supermercados terá o comando de Lindonor Peruzzo Jr. na presidência, supermercadista de Bagé e ex-presidente do Agas Jovem. A nova diretoria que assume a entidade terá o atual presidente, Antônio Cesa Longo, como conselheiro superior, além de outros diretores que integram a gestão que está à frente da Agas na Expoagas 2025. “Além da feira, a Associação tem uma responsabilidade muito grande ao participar de pautas estratégicas e representar um setor que está na vida de todos os gaúchos. Por isso, ao desejarmos muita sorte e manifestamos nosso apoio ao futuro presidente, colocando nossa experiência à disposição para contribuir em sua gestão”, explica Longo.
A Expoagas 2026 ocorrerá em agosto do próximo ano, ainda com local a definir – segundo o futuro presidente da Associação, as negociações para a renovação com o Centro de Eventos Fiergs devem iniciar ainda nesta semana.
