A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) foi agraciada pelo Parlamento gaúcho com a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu na terça-feira (2), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias, evento promovido pela AVTSM reunindo especialistas da área da saúde, vítimas sobreviventes de queimaduras e pesquisadores.
A entrega da medalha foi feita pelo próprio proponente da homenagem, o deputado Valdeci Oliveira, ao presidente da Associação, Flávio José da Silva, pai de uma das 242 vítimas do incêndio ocorrido em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Valdeci representou o presidente do Poder Legislativo estadual, Pepe Vargas.
“Esse gesto, simbolizado pela Medalha, é o reconhecimento da luta daqueles que não desistem da busca por reparação, por justiça e por direitos. É a sinalização para que nunca esqueçamos, para que algo assim nunca mais se repita. Também se trata de uma ação justa, legítima e necessária, pois aquela madrugada até hoje ainda não terminou e nunca terminará para muita gente”, afirmou Valdeci.
Desde a sua fundação, há 12 anos, a AVTSM vem ampliando e reforçando sua luta por justiça junto ao sistema interamericano de direitos humanos, Ministério Público Federal, Poder Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passando a integrar o observatório nacional sobre questões ambientais, econômicas e sociais de alta complexidade e grande impacto e repercussão. A iniciativa da concessão da honraria proposta por Valdeci foi avalizada pela Mesa Diretora do Parlamento gaúcho, colegiado integrado por deputados e deputadas das mais diversas bancadas do Legislativo.
A Medalha – O Mérito Farroupilha é uma medalha destinada a homenagear cidadãs e cidadãos brasileiros ou estrangeiros, instituições públicas ou privadas que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do parlamento do RS. O adereço é formado por uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas.
Foto: Fabricio Vargas/Divulgação
