A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (13), a 7ª edição do programa Sorria Santa Maria em 2025, beneficiando 50 pacientes já agendados com consultas e procedimentos odontológicos. Os atendimentos ocorrerão no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Floriano Peixoto, 1.735, das 8h às 12h.

Criado em 2017, o programa garante acesso gratuito a serviços como restaurações, raspagens, extrações de sisos, profilaxia, aplicação de flúor e radiografias, além de encaminhamentos para especialidades. O público-alvo são moradores que não têm cobertura odontológica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) próximas de casa.

Nesta edição, além dos atendimentos, haverá um espaço dedicado ao Setembro Amarelo, promovido pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Sobresp. Na sala de espera, eles irão orientar os pacientes e abrir diálogos sobre saúde mental, reforçando a importância do cuidado integral com a vida.

A cirurgiã-dentista Patrícia Campagnol destaca que o programa é um reforço ao trabalho já desenvolvido diariamente na rede municipal:

“O Sorria Santa Maria amplia as oportunidades de atendimento, mas é importante lembrar que a população pode contar com os serviços odontológicos das UBSs durante a semana. Além disso, temos o suporte permanente da UPA, com atendimento 24 horas, e no Pronto-Atendimento do Patronato, disponível todas as noites”.

Suspenso durante a pandemia, o programa foi retomado em 2022 e já contabiliza 62 edições, totalizando 9.197 procedimentos para 2.675 pessoas. Somente em 2025, entre março e agosto, foram 292 atendimentos. Neste ano, de março a agosto, foram 292 atendimentos, alcançando 2.967 beneficiados desde o início da ação. A próxima edição está marcada para 25 de outubro.

Como participar

Os interessados devem encaminhar e-mail para [email protected], informando nome completo, endereço e telefone. A equipe organiza a lista de espera e entra em contato para confirmar a consulta. A prioridade é para usuários do SUS sem cobertura odontológica em sua região, gestantes em acompanhamento pré-natal odontológico e pessoas que não conseguem comparecer durante a semana.

*Com informações da PMSM

Foto: PMSM/Divulgação 

Postagens Recentes