Policiais da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) prenderam dois homens, com idades de 29 e 31 anos, na manhã desta terça-feira (23) em Santa Maria. Conforme a polícia, eles são autores intelectuais do assassinato de um homem, de 45 anos, morto a tiros no dia 13 de agosto, no bairro Nova Santa Marta. A investigação segue para identificar os executores.
Na residência do suspeito de 31 anos, no bairro Salgado Filho, Zona Norte da cidade, foram apreendidos celulares, documentos e um veículo. O homem possui antecedentes por homicídio qualificado (seis vezes), tráfico de drogas (duas vezes), roubo majorado e organização criminosa (duas vezes).
Já na casa do preso de 29 anos, no bairro Juscelino Kubitschek, Zona Oeste da cidade, foram apreendidos um veículo, uma motocicleta, balança de precisão, porções de maconha, cocaína e crack, o que gerou a prisão em flagrante. A companheira do homem, de 30 anos, também foi presa por tráfico de drogas. O indivíduo possui antecedentes por homicídio qualificado (quatro vezes) e tráfico de drogas (três vezes). O homem já havia sido preso em flagrante por tráfico de drogas durante a operação “Lei Máxima”, deflagrada no mês passado.

Droga apreendida na casa de um dos suspeitos. Fotos: PC/Divulgação
“A prisão de autores intelectuais representa um dos maiores desafios na investigação de homicídios, exigindo a produção de provas que vão além da cena do crime. O sucesso em identificar e obter a prisão preventiva dos mandantes demonstra um aprofundamento investigativo que asfixia a organização criminosa em seu núcleo de decisão, sendo mais eficaz a longo prazo do que apenas prender os executores”, afirmou de Rossi.
Os presos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) e a mulher ao Presídio Regional de Santa Maria (PRSM).
