Fundado em 1914, o Clube dos Ferroviários, conhecido também como Associação dos Empregados da Viação Férrea, no coração da Vila Belga, era um espaço de convivência e cultura. Recentemente, o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), escolheu o projeto que requalifica a estrutura do Clube dos Ferroviários, sendo contemplado com investimento de R$ 10 milhões.
A estrutura é patrimônio histórico e reconhecida oficialmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Bem do Patrimônio Cultural Ferroviário e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Em 2021, Santa Maria foi um dos municípios ganhadores do programa Iconicidades do Governo do Estado, que selecionava as melhores propostas para a revitalização desse prédio histórico para a valorização da memória da viação férrea de Santa Maria. Em 2024, o projeto arquitetônico vencedor foi finalizado.
“O projeto restaura os elementos históricos do prédio. Além disso, serão desenvolvidos novos espaços para o futuro. O Clube dos Ferroviários vai ser a sede da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET); um espaço de economia criativa, de memória dos ferroviários e terá áreas abertas para convivência da comunidade”, ressaltou o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

Projeto de revitalização do local já está pronto.
PRÓXIMOS PASSOS
Conforme a secretária de Planejamento e Administração, Liana Ebling, a pasta estruturou, em 2025, um plano de trabalho e enviou via edital do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, para conseguir os investimentos necessários para a realização da obra. Ainda, cerca de R$ 3 milhões serão de recursos da Prefeitura obtidos por meio de financiamento.
“Participamos de oitivas, organizamos o plano de trabalho e a Secretaria de Planejamento e Administração garantiu que a restauração do Clube dos Ferroviários fosse selecionada com os recursos do Fundo. Fomos contemplados com o maior valor. Agora, o Município vai assinar convênio com o Governo do Estado para recebimento dos projetos arquitetônicos, que já estão prontos”, afirma a secretária Liana Ebling.
*Com informações da PMSM
Foto: Samuel Marques/PMSM