Cerca de 200 policiais civis participam da ‘Operação Magnitude’, deflagrada na manhã desta sexta-feira (17) em combate ao tráfico de drogas e homicídios na Região Central do RS. Até o momento, 22 pessoas foram presas.
Segundo a Polícia Civil, as prisões foram realizadas em Agudo, Caçapava do Sul, Mata, Santa Maria e São Pedro do Sul. No total, foram cumpridos 60 mandados de busca e apreensão, inclusive em estabelecimentos prisionais.
Investigação iniciou em São Pedro do Sul
A operação Magnitude foi deflagrada após uma investigação da Polícia Civil de São Pedro do Sul relacionada a um homicídio que aconteceu no dia 15 de março deste ano, no bairro Riveira. Na ocasião, um homem de 34 anos, que cumpria pena em regime aberto por tráfico de drogas, foi retirado de casa por quatro criminosos vestidos com roupas da Polícia Civil e executado com 17 tiros.
Ao longo da investigação, apurou-se que o homicídio foi cometido por membros de uma facção criminosa com origem em Porto Alegre, que pretendiam cooptar o gerente do tráfico de drogas de São Pedro do Sul, ligado a uma facção do Vale dos Sinos.
Facção atuava no Beco da Tela em Santa Maria
Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar diversos integrantes dos dois grupos criminosos voltados ao tráfico de drogas. Uma das facções atuava no Beco da Tela, no bairro João Goulart, em Santa Maria e em São Pedro do Sul. Alguns dos envolvidos foram alvos da operação Quarta Colônia Livre, realizada em agosto de 2025 pela Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria. O outro grupo tinha atuação em Santa Maria, São Pedro do Sul e Caçapava do Sul.
A investigação contou com o apoio da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, da DPHPP e DRACO de Santa Maria e DP de Agudo.
Uma pequena quantidade de drogas foi apreendida na operação.
Foto: PC/Divulgação