Em combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil deflagrou a ‘Operação Hécate’ em São Sepé na manhã desta quarta-feira (22). A ação resultou em nove prisões, sendo quatro em flagrante. Além disto, foram cumpridos mandados em Esteio, São Gabriel e na Penitenciária Estadual Modulada de Osório.
Em São Sepé, os mandados foram cumpridos nos bairros Londero, Santos e Lili. Na ação, foram apreendidos hoje cinco armas de fogo e um simulacro, além de R$ 3.900 em dinheiro.

Cinco armas de foram apreendidas nesta manhã. Fotos: PC
Os homens presos possuem as idades de 26, 27, 28, 33, 35, 35, 32 e 53 anos e as mulheres 27 e 31 anos.
No total, foram dez prisões, sendo nove em São Sepé e uma em São Gabriel.

Na operação, uma quantia de R$ 3.900 foi apreendida.
Facção da região metropolitana se instalou no município
A investigação conduzida pela Polícia Civil de São Sepé iniciou em abril de 2025 após constatado que uma facção da região metropolitana estava atuando na cidade. Ao longo da investigação, cinco homens foram presos por tráfico e associação ao tráfico de drogas e apreendidos 6,5kg de maconha, 0,5kg de cocaína, 0,5kg de crack e 10 comprimidos de Ecstasy.
A logística do tráfico na cidade (armazenamento, distribuição, comércio, controle e fiscalização das atividades criminosas junto aos traficantes locais) era comandada por indivíduo que veio de Canoas, considerado uma liderança na cidade.
Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídios Estadual da cidade de São Sepé e ao Presido Regional de Santa Maria.
A operação foi coordenação pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé.
