Unidas em torno do objetivo de garantir a abertura de uma nova frente de obras na RSC-287, lideranças políticas e empresariais de Santa Maria e da Região Central do Estado estiveram reunidas com o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre.

O grupo realizou um apelo ao secretário para que a duplicação seja antecipada no trecho Santa Maria/Novo Cabrais. Na ocasião, também foi solicitada a isenção de pedágios para moradores dos distritos de Palma e Arroio do Só. Pelo contrato de concessão da rodovia, a duplicação neste trecho está prevista somente a partir de 2040.

O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), ressaltou a importância da obra para a região.

“Sabemos que a 287 tem várias demandas, mas precisamos trabalhar para garantir a antecipação da duplicação da rodovia entre Santa Maria e Santuário”, ressaltou Decimo.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que coordena o Comitê de Acompanhamento das Obras da RSC-287, instalado na Assembleia Legislativa, também ressaltou a importância da antecipação da obra.

 “Essa é uma reivindicação absolutamente coletiva e pluripartidária. É uma reivindicação que une Santa Maria e une a região. É frustrante não ver obras em andamento na Região Central e não ter a expectativa de obras em um período próximo. A praça de pedágio que mais aumentou a arrecadação nos últimos tempos, localizada no Distrito da Palma, fica em Santa Maria”.

O secretário Capeluppi propôs a unificação de relatórios técnicos, econômicos e de demais informações para que a comitiva os apresente à Secretaria da Reconstrução Gaúcha. O objetivo é mostrar, com elementos, o potencial de desenvolvimento da região e avaliar os possíveis impactos junto à concessionária se for determinada a antecipação da duplicação entre Santa Maria e Santuário.

“A partir desse levantamento, nós vamos para os próximos passos, que é consultar a concessionária e fazer cálculos do impacto tarifário. Precisa construir o processo para chegar a uma tomada de decisão. Deixo claro aqui o nosso total compromisso de fazer essa construção conjunta. Eu não tenho nenhuma dúvida, o governador não tem nenhuma dúvida da importância da 287 para o desenvolvimento da Região Central”, disse Capeluppi.

Encontro ocorre nesta quarta-feira (29) em POA. Fotos: Christiano Ercolani/Divulgação

O grupo se comprometeu a se reunir, novamente, em Porto Alegre, em 19 de novembro, para apresentar os relatórios, já que muitos desses documentos estão prontos e finalizados pelas entidades e pela comissão da Câmara de Vereadores que acompanha o tema.

Postagens Recentes