O Campeonato Gaúcho de 2026 já tem seus grupos definidos. Em congresso técnico realizado na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre os 12 clubes participantes conheceram a formação das chaves e o formato da competição. Assim como em 2025, o torneio será dividido em dois grupos de seis equipes, com cruzamento entre as chaves na fase inicial — ou seja, os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo B.
O Inter-SM ficou no Grupo 2, que reúne Grêmio, Caxias, Monsoon, Ypiranga, Novo Hamburgo.
No Grupo 1, estão Internacional, Juventude, Avenida, São José, Guarany de Bagé e São Luiz.
O campeonato está previsto para começar no segundo final de semana de janeiro 2026. A tabela e datas detalhadas serão divulgadas pela FGF nas próximas semanas.
Regulamento
O regulamento mantém o formato consagrado nas últimas edições. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único. Os clubes que não se classificarem jogarão o Quadrangular da Morte, que definirá os rebaixados para a Divisão de Acesso de 2027.
A competição também prevê uma novidade interessante para os eliminados nas quartas de final: eles disputarão a Copa Farroupilha, torneio paralelo que garante uma vaga direta na Copa do Brasil de 2027 ao campeão. As semifinais e a final do Gauchão seguirão em sistema de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa.
Foto: FGF/Divulgação
