A Prefeitura de Santa Maria deu início, nesta quarta-feira (17), à reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, no Bairro Nova Santa Marta. Dentro dos próximos 60 dias, o local receberá melhorias nas instalações elétricas e no telhado. O prédio estava parcialmente interditado desde agosto, em razão de infiltrações.

Em função da interdição, o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) na região Oeste foi transferido temporariamente para o Ponto Central do CadÚnico, localizado na Rua General Neto, 504, no Centro. Após a conclusão da reforma, o serviço será retomado no Cras Oeste, garantindo novamente o atendimento direto à comunidade local.

Durante o ato de assinatura da ordem de início, o prefeito Rodrigo Decimo destacou a importância do espaço para a política de assistência social no Município:

“O Cras é um espaço de escuta, apoio e orientação, onde cada indivíduo é recebido com respeito e dignidade. É fundamental que possamos acolher essas pessoas em um ambiente adequado. Além disso, convocamos 14 assistentes sociais e 16 psicólogos que terão participação direta no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, reforçou o papel estratégico do Cras como porta de entrada das políticas públicas:

“O trabalho social começa com as famílias e o Cras é essa porta de entrada nas comunidades. Ele cumpre um papel importantíssimo na prevenção, evitando situações mais graves no futuro. A Prefeitura é uma só, trabalhando de forma integrada, construindo pontes e entregando resultados concretos para a comunidade”, pontuou.

O investimento total na reforma é de R$ 89.395,68, custeado integralmente por emenda de R$ 100 mil da deputada federal Franciane Bayer. O repasse do recurso foi intermediado pelo vereador Alexandre Vargas. Na oportunidade, representando a deputada federal, Gesabel Pretto ressaltou que a ação reforça a parceria institucional para a continuidade do espaço múltiplo de atividades que é referência para a região.

A coordenadora do Cras Oeste, Catia Viviane Maia Leão, enfatizou o desafio enfrentado desde a interdição e a importância do início das obras.

“Foi um momento difícil quando precisou ocorrer a intervenção em agosto. Encerramos o ano com a felicidade de iniciar esta reforma. O Cadastro Único é essencial para a comunidade e vai voltar a funcionar como deve ser”, disse a coordenadora.

A reforma será executada pela empresa J.A. Construções e Reformas Ltda, de Santa Maria, vencedora do processo licitatório. O ato também foi acompanhado pelo secretário Guilherme Schneider, o secretário adjunto Marcelo Acosta, o assessor superior Juliano Soares, o vereador Guilherme Badke e o líder comunitário Leonel Pacheco.

*Com informações da PMSM

Foto: João Alves/PMSM

Postagens Recentes