Uma nova frente de trabalho para a antecipação da duplicação da RSC-287 deverá ser aberta em Santa Maria. O anúncio ocorreu em reunião realizada entre o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e lideranças políticas e empresariais da Região Central, na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM).
Segundo o secretário, em agosto deste ano o atual contrato com a concessionária espanhola Sacyr completará cinco anos de vigência, o que possibilitará colocar em vigor o que se chama de “revisão quinquenal”, que é quando o contrato passa por uma nova avaliação considerando as mudanças – técnicas, de tráfego, entre outras – ocorridas ao longo do tempo.
“Vamos trabalhar da maneira mais rápida e objetiva possível”, afirmou Capeluppi, sem antecipar prazos. Além disto, há necessidade de novos estudos e anteprojetos de engenharia, o que inviabilizaria o início imediato dos trabalhos.
O prefeito Rodrigo Decimo (PSD) comemorou a notícia e ressaltou a importância da união de lideranças da região:
“Hoje é um dia de vitória para Santa Maria e para toda a Região Central. A confirmação da antecipação da duplicação da RSC-287 é resultado direto da união de esforços, do diálogo responsável e da capacidade de articulação que construímos juntos”.
O encontro de hoje foi articulado pelo Comitê Permanente de Acompanhamento das obras e manutenção da rodovia, criado na Assembleia Legislativa, a partir de uma proposta do deputado Valdeci Oliveira (PT), que marcou presença na reunião.
“Trata-se de um avanço significativo. Temos lutado por isso desde que foi definida a concessão, em 2021. Agora, com esta sinalização, Santa Maria e a Região Centro não terão mais de esperar até 2040 para serem beneficiadas por algo que elas já vêm pagando, via pedágio, desde outubro de 2022.
Foto: Valdeci Oliveira/Divulgação
