Por Raul Pujol/Da Redação 

A morte do jovem Leonardo da Silva Pereira Almeida, de 22 anos, assassinado com dois tiros e com golpes de facão na cabeça na madrugada de quinta-feira (15), após deixar a festa de calouros na Praça Saturnino de Britto, em Santa Maria, assustou e afastou os jovens do evento na noite de ontem (15). Nossa reportagem esteve na Saturnino, por volta das 20h, e o local estava praticamente deserto. Apenas guardas Municipais estavam na praça e viaturas da Brigada Militar circulavam com bastante freqüência nas ruas parelelas. 

Ontem, a Prefeitura em conjunto com Brigada Militar e Polícia Civil emitiu uma nota sobre a morte de Leonardo. No documento, o Executivo diz que “todas as ações para garantir a segurança pública foram tomadas e seguirão sendo executadas”.

Porém, as ações não estão se mostrando eficientes. Nos últimos dias, o entorno da Praça Saturnino de Brito virou uma terra sem lei. Vídeo enviado para nossa reportagem mostra um jovem sendo espancado covardemente na Rua Venâncio Aires, na noite da última segunda-feira (12), por cerca de dez pessoas. Outro vídeo mostra meninas brigando a cerca de 50 metros da Delegacia Especializada de Polícia de Atendimento a Mulher (DEAM). Relatos de moradores ressaltam que é impossível dormir durante a madrugada nos dias “Festa dos Calouros”.

“É muita gritaria aqui na região, depois das 20h é arriscado sair de casa porque podemos sofrer um assalto. Esses adolescentes andam com facão e armas. Além disto, urinam por tudo que é canto”, diz uma moradora da Rua Venâncio Aires, que prefere não se identificar.

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), sob coordenação do delegado André Diefenbach, investiga a morte do jovem Leonardo, porém nenhum suspeito foi preso até o momento.

Veja a nota da Prefeitura e dos órgãos de segurança

“A Prefeitura de Santa Maria, a Brigada Militar, a Polícia Civil e os demais órgãos de segurança envolvidos na organização da Calourada Segura se solidarizam com a família do jovem assassinado na madrugada desta quinta-feira (15), no Centro, e reforçam que todas as ações para garantir a segurança pública foram tomadas e seguirão sendo executadas.

As orientações de organização, como câmeras de vigilância, banheiros químicos e limpeza, e de dispersão na Praça Saturnino de Brito e arredores, em função do encontro de acadêmicos e demais pessoas, obedecem aos órgãos de segurança que, em conjunto com o Poder Público, procuram garantir que a festa ocorra sem maiores transtornos.

Ressalta-se, ainda, que todas as diretrizes sobre esta reunião de calouros são tratadas desde 2017 também com o Ministério Público e com as demais instituições de Ensino Superior de Santa Maria.

Por fim, a Prefeitura e os demais órgãos de segurança seguirão cumprindo o papel social de empregar esforços para preservar a vida das pessoas.”

Foto: SM24Horas