A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21/5), a Operação Loja de Viajantes, que visa combater o descaminho de eletrônicos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Santa Maria, Cachoeirinha, Porto Alegre, Gravataí e Farroupilha. Na ação, foram apreendidos dois veículos, um Porsche Macan e uma Mercedes-Benz C250, visando descapitalizar e ressarcir danos ao erário.

As investigações tiveram início após abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no dia 25 de janeiro de 2024, em Santa Maria, a um casal que transportava diversos eletrônicos, sem a devida documentação fiscal, para um lojista da cidade. Na época, ambos foram presos em flagrante pelo crime de descaminho e o referido material apreendido.

Com o aprofundamento das investigações, a PF apurou que o casal era responsável por comprar ilegalmente eletrônicos no Paraguai para diferentes lojistas do Rio Grande do Sul. Além disso, há evidências de que os aparelhos também eram vendidos em perfis de lojas virtuais ao consumidor final.

O nome da operação Loja de Viajantes faz alusão ao modus operandi utilizado, tendo em vista que os eletrônicos eram importados pelo casal que viajava para o Paraguai e depois entregava para lojistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). Fotos: PF/Divulgação

Postagens Recentes