Usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Santos, localizada no bairro Urlândia, em Santa Maria, realizaram uma manifestação nesta terça-feira (22). Conforme o relato dos manifestantes, a Prefeitura pretende encerrar o atendimento no local e centralizar os serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, que está em fase final de construção e deve ser inaugurada em agosto, e também fica no bairro Urlândia.
O imóvel onde funciona atualmente a ESF da Vila Santos precisa de inúmeras melhorias na infraestrutura e o contrato de aluguel com a Prefeitura está em fase final. Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a Prefeitura estuda alugar outro imóvel na Vila Santos ou transferir os serviços para a UBS São Carlos.
“A comunidade pediu para acharmos um novo local aqui na Vila Santos e não transferir os serviços para a UBS São Carlos. A partir disto, vamos tentar encontrar algum imóvel com uma estrutura adequada na região”, disse Ribas, que esteve presente na manifestação.
A ESF da Vila Santos fica a cerca de 1 km de distância da nova UBS São Carlos.
Foto: Raul Pujol/SM24Horas
