A Polícia Civil prendeu 60 pessoas na Operação Colônia Livre deflagrada na manhã desta quinta-feira (21). A ofensiva buscou combater uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas com envolvimento também em crimes de roubos, homicídios e outros delitos conexos.

O grupo, que surgiu na região metropolitana, expandiu-se e passou a atuar nos municípios da Quarta Colônia, com destaque para os municípios de Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Dona Francisca, Nova Palma, Restinga Sêca e Agudo, comprometendo a tranqüilidade, a ordem e a segurança local. As investigações demonstraram que as lideranças estão detidas no sistema prisional, porém seguem determinando e ordenando a prática de crimes, mesmo detidos.

A investigação identificou a forma como as drogas chegam à Quarta Colônia, como é distribuída e comercializada, assim como é transportada nos municípios e de que forma o dinheiro obtido com a venda das drogas chega às mãos das lideranças. Os trabalhos investigativos permitiram apurar que no âmbito local também existem lideranças, as quais foram presas no dia de hoje. Cada cidade possuía uma liderança.

A operação contou com cerca de 310 policiais civis, que cumpriram 74 mandados de busca e apreensão, 49 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisões temporárias, apreensão de adolescente e 65 bloqueios de contas bancárias, além da apreensão de 15 veículos usados no crime de tráfico de drogas.

Auxiliaram nas buscas policiais penais, nos quatro estabelecimentos prisionais onde sete alvos da operação se encontram recolhidos. Já nos demais mandados, houve o apoio de cães de fato do 2ºBPChoque de Santa Maria.

As ordens judiciais foram executadas em diversas cidades do Estado: Porto Alegre, Santa Maria, Charqueadas, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Agudo, Nova Palma, Restinga Sêca e São João do Polêsine.

Participaram da operação policiais civis das Regiões de Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Lajeado, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, do DPM e do DENARC.

A operação foi realizada pelo SIPAC da 3ª Delegacia de Polícia Regional.

Postagens Recentes