Após 1 ano e 4 meses de espera, inicia nesta semana a construção das pontes destruídas pelas enchentes de 2024, na RSC-287. O anúncio do começo das obras sobre Arroio Grande, na RSC-287, em Santa Maria, e no Arroio Barriga, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, foi realizado na manhã desta segunda-feira (1º) pelo governador Eduardo Leite.
Em Santa Maria, no km 226 da RSC-287, serão construídas duas novas pontes, cada uma com 11,1 metros de largura e mais de 60 metros de comprimento, além da duplicação de 800 metros de pista elevada em aproximadamente 2 metros com aterro em pedra.
O investimento estimado é de R$ 60 milhões, com previsão de mais de 150 colaboradores. O cronograma prevê a conclusão da primeira ponte em seis meses (fevereiro de 2026) e da segunda em sete, totalizando 13 meses de execução.
Mesmo com a demora para elaborar o projeto e dar início à obra, em uma rodovia que é privatizada, Leite disse que o anúncio de hoje mostra a capacidade de planejar, articular e entregar do seu governo:
“Hoje estamos dando o início das obras das novas pontes na RSC-287 e com isso mostrando, na prática, a nossa capacidade de planejar, articular e entregar. Vamos entregar obras mais modernas, mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios de um clima cada vez mais extremo”, disse Leite.
Em relação ao pedida da comunidade da Região Central de adiantamento das obras de duplicação na região de Santa Maria (o contrato prevê que a RSC-287 seja duplicada entre Santa Maria e Novo Cabrais somente entre 2040 e 2042), o governador disse que a prioridade é a reconstrução dos locais atingidos pelas enchentes.
Ponte sobre Arroio Barriga
Já no Arroio Barriga, no km 167, o projeto prevê a construção de uma ponte com 12 metros de largura e mais de 50 metros de comprimento, além da adequação da pista existente aos novos critérios de dimensionamento hidráulico.
O alteamento da rodovia será de aproximadamente 2 metros em relação à antiga estrutura, utilizando cerca de 11 mil m³ de aterro em pedra, para maior resistência às cheias. O investimento é estimado em R$ 20 milhões, com cerca de 100 trabalhadores envolvidos e prazo de seis meses para conclusão.
As intervenções serão executadas pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr).
Foto: Raul Pujol/SM24Horas