A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da Economia Solidária chega na 31ª edição em 2025. O evento ocorre desta sexta-feira (10) até este domingo (12), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Medianeira. O tema deste ano é “Construindo a Ecologia Integral frente as emergências climáticas”, pauta que será debatida em atividades paralelas às exposições. A abertura oficial do maior evento de economia solidária da América Latina ocorre nesta sexta-feira, às 16h, no palco principal da Feicoop.

A feira  conta com mais de 500 expositores de várias cidades do Rio Grande do Sul e do país. Um dos destaques é o pavilhão da agroindústria familiar que neste ano é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. A organização do evento também informa a participação de expositores da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

“Convidamos os santa-marienses para prestigiarem a feira, conhecerem os mais diversos segmentos, e aproveitarem para adquirir produtos e, assim, ajudarem a fortalecer toda a cadeia produtiva da agricultura familiar”, reforça o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte.

A programação da 31ª edição contempla gastronomia, artesanato, agroindústrias, panificação, apresentações culturais e uma ampla agenda de discussões, reafirmando a economia solidária não apenas como alternativa, mas como parte fundamental da transformação necessária frente as calamidades ambientais que ocorreram no estado e no país recentemente. Nos três dias, haverá seminários, oficinas e palestras. Confira a programação completa, aqui.

Durante a 31ª Feicoop, o público poderá vivenciar apresentações musicais, teatrais, danças, performances e manifestações populares que expressam a diversidade, a alegria e a força das comunidades que constroem este grande encontro. Confira a programação cultural neste link.

A feira é uma realização do projeto Esperança/Cooesperança, Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Os patrocinadores são Sebrae, Conab, Purific, Cresol, e-dinheiro e Coopercedro.

TRÂNSITO

Desde o último sábado (4), ocorre bloqueio total na Rua Heitor Campos, entre a Rua Atlântida e a Rua Imbé, no Bairro Medianeira, em frente aos pavilhões do Centro de Economia Solidária, onde ocorrerá a Feicoop. A intervenção é necessária em virtude da montagem das estruturas para a feira. Com o fechamento do trecho da Rua Heitor Campos, a parada de ônibus localizada próximo ao Colégio Irmão Otão está provisoriamente sinalizada na mesma via, próxima ao número 540, logo após a Rua Atlântida.

Desde quinta-feira (9), ocorre bloqueio total em ambos os lados da Rua Heitor Campos, entre as ruas Atlântida e Imbé. Haverá vagas para Táxi na Rua Atlântida, vagas para embarque e desembarque na Rua Heitor Campos, a partir da Rua Atlântida no sentido à Avenida Medianeira e, no lado oposto, é proibido parar e estacionar. Carga e descarga na Rua Imbé, e vagas para idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), na Rua Heitor Campos, próximo à Rua Imbé.

O bloqueio se estenderá até a segunda-feira (13), quando será realizada a retirada das estruturas. O trecho estará sinalizado. Agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) monitoram o fluxo de veículos.

PROGRAMAÇÃO:
– O que: 31ª Feicoop
– Quando: Desta sexta-feira (10) a este domingo (12)
– Abertura oficial: sexta-feira (10), às 16h, no palco principal
– Local: Rua Heitor Campos, Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Medianeira
– Funcionamento: sexta-feira (10) a domingo (12), das 7h às 19h
– Entrada gratuita

*Com informações da PMSM

Foto: PMSM/Divulgação 

Postagens Recentes