Em combate à poluição sonora, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), intensificou nos últimos dias a ‘Operação Silêncio Urbano’, força-tarefa com foco na fiscalização de motocicletas.
A iniciativa responde a inúmeras reclamações da população sobre motos com descarga aberta e ruído excessivo, que perturbam o sossego público — infração prevista no artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, inoperante ou ineficiente.
“A intensificação das fiscalizações é reflexo do compromisso da Prefeitura em garantir o cumprimento das leis, assegurando tranquilidade e segurança para a população. Nosso objetivo vai além da punição: buscamos educar e criar um ambiente seguro e respeitoso para todos. Os resultados refletem um trabalho estratégico e conjunto que abrange ordem pública e trânsito. A parceria com a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, é essencial para o sucesso dessas ações e para uma cidade mais ordenada”, reforça o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
Desde o início da operação, em julho deste ano, até 24 de outubro, foram 1.451 abordagens e 443 autuações em 21 ações de fiscalização. As principais infrações constatadas foram equipamentos deficientes, manobras perigosas, licenciamento vencido, placa sem legibilidade, uso do celular, avanço de parada obrigatória, condução sem habilitação ou curso de reciclagem e entregar direção a pessoa não habilitada. O total de autuações por descarga livre ou com defeito é 47. A ação conta com a participação de agentes de Trânsito e da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
OPERAÇÃO SILÊNCIO URBANO
Dados de julho até outubro de 2025
• Edições: 20
• Abordados: 1451
• Autuados: 443
*Com informações da PMSM
Foto: Guilherme Brum/PMSM
