Nesta quarta-feira (19), o prefeito Rodrigo Decimo e lideranças da região se reuniram com o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, em Porto Alegre, para entregar o relatório técnico que embasa a necessidade logística da antecipação da duplicação da RSC-287, entre Santa Maria e Novo Cabrais.

A reunião, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), contou com a presença de lideranças políticas e empresariais de Santa Maria e da Região Central, bem como vereadores do município que compõem a Comissão Especial das obras da RSC-287. No relatório entregue está a importância econômica e turística da região, bem como o potencial de saúde e educação. O objetivo é reforçar a necessidade da antecipação da duplicação da via entre Santa Maria a Novos Cabrais.

“Apresentamos nossos dados técnicos ao secretário, mostrando a relevância da antecipação da duplicação para toda a Região Central. Esperamos que com o relatório, a equipe da secretaria consiga nos apresentar um cronograma com os próximos passos da duplicação”, destaca o prefeito Rodrigo.

O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, reforçou que irá estudar o material apresentado para analisar os impactos econômicos e possíveis passos relacionados à antecipação da via. Dessa vez, ficou agendado uma próxima reunião, em Santa Maria, para 18 de dezembro. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Reconstrução Gaúcha apresentará a análise do material entregue na manhã desta quarta-feira (19).

Outras demandas foram debatidas, como a isenção do pedágio para os moradores dos Distritos de Palma e de Arroio do Só; e, a aprovação dos recursos, pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), para a continuação da construção da ponte sobre o Arroio Grande. Conforme Capeluppi, a Agergs autorizou o Governo do Estado a realizar a transferência de recursos para a Concessionária Rota de Santa Maria no processo de construção da obra da ponte sobre o Arroio Grande. Agora, a liberação do recurso depende de processos burocráticos internos das secretarias.

Também participaram da reunião os integrantes da Comissão Especial da 287 no Legislativo, vereadores Guilherme Badke, Marcelo Bisogno, Sidinei Cardoso e Valdir Oliveira, além do secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e do deputado estadual Valdeci Oliveira. O presidente da Cacism, Andrei Lacerda, e o presidente do Sindilojas, Ademir da Costa, representaram as entidades de classe de Santa Maria. Também participaram lideranças políticas de cidades da região, como o prefeito de Agudo, Henrique Kittel.

*Com informações da PMSM

Foto: Samuel Marques/PMSM

Postagens Recentes