Nesta semana, 82 empreendedoras receberam o diploma de conclusão do Projeto Economia Criativa 2025 – iniciativa promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Sebrae RS. A cerimônia, realizada no LabCriativo, foi marcada por momentos de confraternização e troca de experiências entre as participantes.
A secretária de Cultura, Rose Carneiro, saudou as empreendedoras e ressaltou que o Projeto Economia Criativa teve início em 2022, com o lançamento do Distrito Criativo Centro-Gare.
“A ideia deste espaço é funcionar como um laboratório de criatividade. Levamos o projeto para o Sebrae e, em 2023, iniciamos esse movimento. No LabCriativo, trabalhamos identidade, iconografia e todo o desenvolvimento dos produtos que as empreendedoras vêm aprimorando. O projeto cresce a cada ano e tem demonstrado a força que temos, agregando valor aos produtos e aumentando as vendas. Foi uma caminhada de muito diálogo com os consultores, momentos de reflexão sobre como desenvolver e comercializar os produtos. Mas tudo isso faz parte do processo”, declarou a secretária Rose Carneiro.
O LabCriativo é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria e tem a missão de fortalecer a economia criativa no Município. Instalado na Vila Belga, o espaço conecta inovação, cultura e desenvolvimento, servindo como ponto de encontro entre empreendedores, artistas e a comunidade. O projeto promove ações voltadas à geração de renda, à inclusão social e à valorização do patrimônio cultural, irradiando seus resultados por diferentes regiões da cidade e consolidando Santa Maria como polo de criatividade e sustentabilidade.
Desde sua inauguração em agosto de 2023, o LabCriativo já impactou milhares de pessoas em edições anteriores do Projeto Economia Criativa. Em 2023, cerca de 1.500 participantes tomaram parte de mais de 20 workshops, 5 palestras e 3 eventos, totalizando atividades em áreas como marketing, finanças e design, com expansão para bairros e também no distrito de Arroio do Só.
No ano seguinte, 2024, o alcance chegou a mais de 500 pessoas com 106 horas de formação, incluindo trilhas descentralizadas em comunidades como o Bairro Tancredo Neves, além de eventos como Conecta Mercado Criativo e Feira Fora da Feira.
Durante a cerimônia, a gestora da iniciativa, Shana Steffen, explicou que a interação que o projeto proporciona para as empreendedoras vai além das experiências teóricas e ampliam o conhecimento fora do ambiente habitual, gerando conexões e aprendizados aplicáveis aos negócios locais.
“Esse encontro de resultados já é para pensar também no ano que vem. Estou muito feliz de poder compartilhar esse momento com vocês. Tivemos vários momentos, viagens, muitos cursos e consultorias. Também gostaria de agradecer aos consultores. O projeto cria essa sinergia porque são muitos contatos e uma afinidade que foram criados durante o ano, e isso realmente faz com que os resultados aconteçam”, destacou.
Na oportunidade, a gestora também destacou que os resultados esperados do Projeto Economia Criativa foram atingidos, como gerar novos negócios da economia criativa, despertando a criatividade e a inovação dos potenciais empreendedores. Além disso, qualificar os empreendimentos da economia criativa, aumentando a competitividade e agregação de valor, aumentar as vendas e o faturamento dos empreendedores, e oportunizar que tenham distintos canais de vendas, atraindo novos clientes. As atividades terão início em fevereiro de 2026. As inscrições serão abertas em janeiro e divulgadas nos canais de comunicação do Sebrae RS e da Prefeitura de Santa Maria.
Resultados de 2025
• 53 capacitações presenciais — 17 palestras e 36 workshops, totalizando 612 horas, com média de 208 horas por participante
• 1.274 horas de consultorias individuais
• 6 edições do Conecta Mercado Criativo
• 5 missões e visitas técnicas
• Participação em eventos e cafés empresariais
Ações do Projeto Economia Criativa previstas para 2026
• Design de embalagens
• Modelagem de negócios criativos
• Experiência do cliente (digital e presencial)
• Preparação para exposições em feiras
• Conecta Mercado Criativo
• Missões e visitas técnicas
*Com informações da PMSM
Foto: Guilherme Brum/PMSM
