O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que liberou ao meio-dia desta sexta-feira (12) a passagem de veículos leves na ponte do Fandango sobre o rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul. A travessia permanecerá interditada para veículos pesados (ônibus e caminhões).

Na noite do dia 29 de outubro a travessia apresentou fissuras em um dos pilares de acesso ao vão principal (metálico). Na ocasião, por medida de segurança, o DNIT bloqueou totalmente a ponte, liberando posteriormente apenas para a passagem de pedestres.

Ao longo desta semana, técnicos da autarquia seguiram monitorando a estrutura e finalizaram o escoramento provisório e emergencial para estabilizar uma das vigas nesta quinta-feira (11). Com a conclusão deste trabalho, será possível liberar a passagem de veículos leves no sistema “pare e siga”.

Com a estrutura estabilizada, o DNIT entende que é possível manter o cronograma de recuperação da ponte. Os trabalhos para solucionar o problema que vem causando as fissuras devem começar na próxima terça-feira (16). Este serviço e o sistema “pare e siga”, devem durar cerca de um mês. Contudo, estes prazos podem sofrer ajustes de acordo com os estudos e o projeto que estão sendo desenvolvidos.

Após a conclusão dos reparos, será feito um novo estudo de carga de capacidade da ponte para liberação completa sobre a travessia. Essa data ainda não foi definida, pois depende da locação de equipamentos. Mais detalhes serão divulgados posteriormente com a conclusão dos estudos.

Rotas Alternativas:

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.

Foto: DNIT/Divulgação