Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (18) no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi condecorado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O deputado Sérgio Turra (PP) foi o proponente da homenagem.

Ao saudar o homenageado, o deputado Sérgio Turra destacou suas características de ousadia e posicionamento fortes.

“Com convicção, em nome dos gaúchos, eu decidi reconhecer um empreendedor que pode ter vários defeitos, como todos nós. Mas nunca poderá ser acusado de morno!”, registrou, citando uma passagem bíblica do Livro do Apocalipse.

Sobre a medalha, lembrou que deve ser conferida a quem contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Turra relatou que o estado já tem quatro lojas da Havan em funcionamento: Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santa Maria, e até o final deste ano deverão ser inauguradas mais três: Viamão, Ijuí e Pelotas. Para 2020, estão previstas mais 11: Rio Grande, Canela, Canoas, Erechim, Gravataí, Guaíba, Capão da Canoa, Esteio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Lajeado. Ao todo, o plano envolve a abertura de 60 operações no RS.

“Isso sem contar a construção de quatro pequenas centrais hidrelétricas, com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 400 milhões”.

O deputado também considerou que seria mais fácil para o empresário não se envolver com a política. “Essa, aliás, tem sido a escolha da grande maioria do setor produtivo. Mas Luciano Hang escolheu trilhar o caminho mais difícil, se posicionando abertamente e dizendo o que pensa para o bem do Brasil”.

O homenageado manifestou-se após o deputado Turra e fez um relato da sua trajetória empresarial no RS. Luciano Hang registrou que devia sua entrada no estado ao presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse, e ao ex-governador Ivo Sartori, que o convenceram a acreditar que seria possível voltar a investir aqui.

“Considerava o estado o mais burocrático do País. No tempo do PT, nada era possível. Fiquei dez anos aguardando a liberação de quatro pequenas centrais hidrelétricas. Quando a secretária Ana Pellini (secretária do Meio Ambiente do governo Sartori) me ligou informando da liberação das obras, fiquei muito feliz. E prometi que construiria 50 lojas no estado”.

O empresário considerou que os tempos agora são outros.

“Observo uma grande mudança no estado, que está mais aberto. Os gaúchos sabem o que querem, e não deixarão que a esquerda seja o problema que já foi”.

Hang concluiu conclamando os gaúchos a voltarem ao estado.

“Vocês têm um povo trabalhador e terras férteis. Venham comigo fazer deste o melhor estado do Brasil!”

Biografia

Luciano Hang nasceu em 11 de outubro de 1962, no Bairro Águas Claras, em Brusque/SC, mesma cidade onde deu início à história da Havan, em 1986, e na qual continua morando. Em 1986, aos 24 anos, percebendo que Brusque ganhava um novo impulso econômico baseado no turismo de compras, junto a um sócio, abriu uma pequena loja de 45 metros quadrados na Rua Primeiro de Maio para vender tecidos. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei (então sócio), surgiria a marca HAVAN, reconhecida como a maior rede de lojas de departamentos do Brasil.

Hoje administra uma rede de lojas de departamentos com 98 unidades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Pará e Rondônia. A expectativa é ter mais de 100 lojas até o final de 2017.

Em seus empreendimentos, Luciano Hang gera mais de 12 mil empregos e recolhe mais de R$ 1 bilhão ao ano em tributos e benefícios. Até o fim do ano chegará a 20 mil empregos diretos gerados. Tem forte relação com a comunidade, através do apoio e incentivo a projetos sociais, culturais e esportivos.

 

Fonte: Agênciade NotíciasALRS

Crédito da foto: ALRS/Divulgação